Artur Dullius

Violência e fiscalização pública são os temas da redação do Vestibular

Postado em 26/11/2017 16h25min e atualizado em 28/11/2017 09h39min

Por Imprensa Univates

O primeiro Vestibular Univates como Universidade do Vale do Taquari foi realizado neste domingo, 26, quando o campus de Lajeado recebeu candidatos ao processo regular e também para os cursos da modalidade a distância. A prova contou com a participação de cerca de 2500 vestibulandos, de 109 municípios e seis estados, que disputam vagas em 56 cursos, sendo 43 presenciais e 13 a distância. O gabarito será liberado no site do Vestibular depois das 18h30min.

Bruno, primeiro vestibulando a deixar a prova

Nicole Morás

O primeiro candidato do processo seletivo presencial a finalizar a prova no Prédio 12 foi Bruno Acosta, de Teutônia. O vestibulando se candidatou ao curso de Psicologia e optou pela primeira opção da redação, sobre desarmamento. “As questões de matemática, física e química estavam difíceis, mas o tema da redação não surpreendeu, pois é um assunto que foi abordado diversas vezes esse ano”, analisou ele. As propostas de redação foram baseadas no texto “Armas pela Vida e cada um por si”, de Julia Dantas, a partir do qual os candidatos puderam optar por fazer uma crônica dissertativa que respondesse à questão “Armar a população é a solução?” ou um texto dissertativo-argumentativo sobre como os cidadãos poderiam fiscalizar o que é de responsabilidade dos governantes.

Artur Dullius

As provas foram aplicadas nos prédios 1,7 e 12. Já no Prédio 11 houve uma recepção aos pais e aos acompanhantes dos candidatos, que também prestigiaram a Ciranda Cultural: o Vale em Movimento, um evento que a Univates realiza desde sexta-feira com recursos do Fundo de Apoio à Cultura, Pró-cultura RS, que teve uma programação voltada à difusão das culturas alemãs, italiana e gaúcha.

Os cursos com maior número de inscritos para a modalidade presencial foram: Direito, Arquitetura e Urbanismo, Administração, Odontologia e Psicologia. Já as cidades com os maiores números de inscritos foram: Lajeado, Venâncio Aires, Estrela, Teutônia e Encantado.

Artur Dullius

A lista de candidatos classificados para a modalidade presencial deve ser divulgada até a próxima quarta-feira, dia 29. As matrículas ocorrem de 4 a 8 de dezembro, no Atendimento Univates, sala 310 do Prédio 9 do campus de Lajeado, das 8h às 11h30min e das 13h às 21h. Mais informações estão disponíveis no site www.univates.br.

Medicina

Para o curso de Medicina o edital deve ser lançado nos próximos dias. As inscrições, somente pela nota do Enem, acontecem de 2 a 22 de janeiro no site www.univates.br/vestibular/medicina.

Artur Dullius

Desafios para os próximos anos

Para o vice-reitor e pró-reitor de ensino da Univates, Carlos Cândido da Silva Cyrne, os desafios para 2018 centram-se em três pilares. O primeiro é a consolidação e crescimento dos cursos na modalidade EAD. “Estamos investindo na educação a distância para que os jovens da nossa região tenham a opção de acessar o ensino superior por uma instituição do Rio Grande do Sul, da nossa região, que possui este vínculo com a comunidade”, explica o vice-reitor.

O segundo desafio é estabelecer as modificações curriculares que tornam os cursos mais dinâmicos, valorizando os conhecimentos do estudante e tornando-o mais ativo em seu processo de aprendizagem. Um terceiro desafio, apontado por Cyrne, é a consolidação da Univates, já avaliada como um dos melhores centros universitários do país, com uma das melhores universidades. “Com a nossa transformação em universidade temos a responsabilidade de nos manter entre as melhores instituições. Dados preliminares do MEC divulgados na sexta já apontam que nosso desempenho foi muito satisfatório. Todos os nossos cursos obtiveram conceito 4, quando a média nacional é 3”, sinaliza Cyrne.