Univates inaugura polo EAD de Guaporé

Postado em 26/03/2018 21h59min e atualizado em 26/03/2018 22h05min

Por Elise Bozzetto

O polo Univates EAD de Guaporé foi inaugurado nesta segunda-feira, dia 26. O espaço está localizado na avenida Alberto Pasqualini, 837, no centro da cidade. A cerimônia contou com a presença do vice-reitor e pró-reitor de Ensino da Univates, Carlos Cândido da Silva Cyrne, da diretora de Educação a Distância, Edí Fassini, da coordenadora central da Secretaria de Educação, Ivani Gallina, na ocasião representando o prefeito de Guaporé, Valdir Fabris; da coordenadora do polo, Jocelaine Serro Polita, além de estudantes, professores e comunidade.

Elise Bozzetto

Para Edí Fassini, a inauguração é resultado de uma parceria construída há muitos anos com a comunidade de Guaporé. “A Univates está em Guaporé, em contato com esta comunidade, há mais de dez anos. Fomos procurados inicialmente para atender uma demanda crescente por profissionais da área da saúde. Surgiu, então, o curso Técnico de Enfermagem e, a partir disso, nossa parceria foi crescendo”, analisa a diretora. Edí argumenta a flexibilidade de horários mas pontua que o ensino a distância não é menos exigente que o presencial. “Aquilo que a Univates construiu em 50 anos de história, vai continuar sendo construído no EAD. Temos um compromisso com a qualidade, portanto, nossos cursos a distância não são menos exigentes que os presenciais”, conclui.

Ivani ressaltou a importância da vinda da Univates para a cidade. “Um país só se desenvolve por meio da educação. Tenho certeza de que nossos jovens ficaram muito felizes com esta possibilidade que a chegada da Univates em Guaporé trouxe. Temos certeza de que daqui sairão profissionais competentes que ajudarão a alavancar o nosso município”, pontuou a coordenadora.

Conforme Cyrne, os cursos foram cuidadosamente construídos. “Existe uma preocupação muito grande em manter a qualidade de tudo o que a Univates faz. Nossos materiais têm sido validados com muita atenção para não apenas formar profissionais competentes mas também pessoas comprometidas com seu entorno. Este espaço, em Guaporé, deve ainda comportar cursos de educação continuada e cursos de pós-graduação que em breve serão oferecidos a toda a comunidade”, afirma o vice-reitor.

Este é o décimo polo confirmado da Universidade do Vale do Taquari, além do polo matriz em Lajeado. A Univates está presente também nos municípios de Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Encantado, Estrela, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia e Venâncio Aires. Atualmente, mais de 700 estudantes estão matriculados nos 11 polos oferecidos à comunidade.

Acolhida aos calouros

Na inauguração, aconteceu um momento de acolhida aos estudantes com entrega de cadernos. Durante a atividade, os estudantes matriculados conheceram a Univates e os ambientes digitais desenvolvidos especialmente para a educação a distância, como o ambiente de tutoria on-line e a biblioteca virtual. Foram repassadas informações referentes aos sistemas disponíveis aos estudantes, como o Universo Univates, o Ambiente Virtual e o sistema de e-mail e armazenamento ilimitado da conta @universo.univates.

Também foram apresentados os serviços aos quais os estudantes têm acesso, assim como os alunos do ensino presencial, como cursos presenciais de educação continuada e de idiomas e o Balcão de Empregos, que cadastra currículos e divulga vagas de emprego.

Inscrições abertas

As inscrições para a prova agendada podem ser feitas no site www.univates.br/ead. Ainda há a opção de ingresso com a nota da redação do Enem, com nota de processo seletivo anterior realizado na Univates ou com histórico de instituição de Ensino Superior (diplomado ou estudante).

Elise Bozzetto

Com 13 cursos de graduação e tecnológicos oferecidos em 2018, o Univates EAD oferta, na área das licenciaturas (formação de professores), os cursos de Ciências Biológicas, História, Letras e Pedagogia. Já os bacharelados disponíveis são Administração e Ciências Contábeis. As opções de Superior de Tecnologia são: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística e Processos Gerenciais.

Mais informações sobre os cursos e as provas agendadas podem ser obtidas pelo 0800 7 07 08 09 ou pelo e-mail ead@univates.br.