II Seminário Internacional Migrações e Direitos Humanos será em maio

Postado em 28/03/2018 11h02min e atualizado em 04/04/2018 16h12min

Por Nicole Morás

Tuane Eggers

De 28 a 30 de maio, o II Seminário Internacional Migrações e Direitos Humanos promoverá, na Universidade do Vale do Taquari, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), uma reflexão a partir de diferentes áreas do conhecimento sobre os significados e consequências do fenômeno migratório no âmbito das sociedades envolvidas no processo. Durante o evento, o fenômeno das migrações será abordado em relação a questões de gênero, identidade, etnicidade, relações de trabalho e saúde das populações migrantes, bem como as políticas públicas que atingem as populações vulneráveis.

A programação será aberta na noite da segunda-feira, dia 28 de maio, com a palestra “Transnacionalismo e redes sociais no processo migratório”, com Carlos Nieto, doutor em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica) e funcionário Internacional da Secretaria Geral da Comunidade Andina.

Na terça-feira, dia 29 de maio, no turno da manhã, haverá mesa-redonda sobre projetos de extensão desenvolvidos por universidades voltados a atender a demandas de imigrantes. À tarde, às 14h, haverá reunião de grupos de trabalho sobre as diversas temáticas do seminário. Depois, haverá duas mesas-redondas: uma às 18h com representantes de setores sociais mais vulneráveis e outra às 19h30min com três imigrantes contemporâneos residentes no Vale do Taquari vindos do Senegal, Haiti e Bangladesh.

No dia 30, além das reuniões dos grupos de trabalho, haverá lançamento de livros, mostra audiovisual elaborada por imigrantes haitianos e reunião dos grupos de pesquisadores do Mipesul - núcleo de pesquisa Migrações Internacionais e Pesquisa do Sul. O encerramento será com a palestra “Jóvenes, mujeres y migrantes: cuestiones generacionales y formas de organización en Buenos Aires”, ministrada pela doutora Natalia Gavazzo, professora da Universidad Nacional de San Martín, Argentina.

O evento tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio do edital do Programa de Apoio a Eventos no País (Paep), do PPGAD e do CCHS da Univates. Mais informações podem ser obtidas no site do evento em www.univates.br/evento/migradh ou pelo e-mail eventos@univates.br.

Submissão de trabalhos

Até o dia 15 de abril, o II Seminário Internacional Migrações e Direitos Humanos recebe submissões de participantes que queiram participar na modalidade de Apresentador de Comunicações em Grupos de Trabalho. O envio de resumos deverá ser feito exclusivamente pelo link https://www.univates.br/sistemas/inscricoes/processo-1729, seguindo todas as etapas de submissão. Cada participante no evento poderá submeter mais de um trabalho, mas somente um na condição de apresentador (primeiro nome no texto). Cada trabalho poderá ter, no máximo, cinco autores e todos eles deverão estar inscritos no evento.

Grupos de trabalho

1. Direitos humanos e cidadania dos imigrantes