Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Mais de 1,5 mil pessoas prestigiam Rita Von Hunty na abertura do Diálogos na Contemporaneidade

Postado as 18/04/2023 10:12:35

Por Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Mobilizando toda a comunidade acadêmica da Universidade do Vale do Taquari - Univates, em especial a da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, o Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade teve sua grande abertura na noite de ontem, 17, com a youtuber e filósofa Rita Von Hunty. 

O tema da 8ª edição do Diálogos é “Decolonialidades: vozes, territórios e existências”. A conferência de abertura teve como título “Diálogo sobre identidades: (re)existir e esperançar”. Além dessa atividade, houve um show musical com o grupo 50 Tons de Pretas, antes da palestra de abertura. O evento aconteceu no Teatro Univates para 1,1 mil pessoas, com transmissão ao vivo para o auditório do Prédio 7, onde outros 400 inscritos puderam acompanhar a fala de Von Hunty. 

 

Rita Von Hunty é a persona drag queen do professor Guilherme Terreri Lima Pereira. A drag se tornou conhecida por performances que misturam humor, filosofia e crítica social. Ela é popular no Brasil, principalmente entre o público LGBTQIAP+, e é conhecida por suas apresentações em eventos e programas de TV, além do trabalho no YouTube, no canal Tempero Drag.   

Lucas George Wendt

Na abertura do evento, a vice-reitora e pró-reitora de Ensino da Univates, professora Fernanda Storck Pinheiro, fez seu pronunciamento representando a Instituição. Fernanda destacou a relevância do Diálogos no contexto da Universidade como um espaço para discussão de temas emergentes na área de ciências humanas e sociais, relatando brevemente temas abordados em edições anteriores, como tecnociência e transculturalismo. 

A professora Kári Lúcia Forneck, líder da comissão organizadora desta edição do evento, iniciou sua fala contextualizando a escolha dos elementos visuais que compõem a divulgação do Diálogos. Inspirado na obra do artista uruguaio Joaquín Torres García, o material convida à reflexão sobre o Sul ser o norte de quem mora nessas regiões ao sul, fato que conversa com a proposta do Diálogos de abordar o tema da decolonialidade em 2023. Kári também provocou a plateia questionando “Se somos um pouco de cada pessoa com quem interagimos, então por qual motivo escolhemos, enquanto grupo, silenciar algumas vozes?”. 

Lucas George Wendt

Olhares atentos 

Com uma oratória eloquente, a filósofa Rita Von Hunty discorreu sobre questões sociopolíticas contemporâneas, enfatizando o papel fundamental da linguagem na transmissão de ideias e na construção da realidade social. Com uma didática única, Rita manteve olhares atentos durante toda a sua palestra, demonstrando sua habilidade de capturar a atenção da plateia e envolvê-la em um diálogo crítico e reflexivo sobre pontos-chave da construção da realidade. 

Referindo-se especialmente a grupos que historicamente sofreram discriminação, exclusão e violência por conta de suas subjetividades, Rita Von Hunty, por diversas vezes, arrancou aplausos da plateia, que ficou presente até o fim do evento. 

Ao abordar temas como a docilização dos corpos, a Reforma do Ensino Médio e a importância da resistência e das lutas dos grupos socialmente invisibilizados, Rita utilizou uma abordagem interdisciplinar, evocando pensadores como Hannah Arendt, Paulo Freire, Gilles Deleuze e Michel Foucault, entre outros intelectuais renomados, para apoiar suas ideias. 

Além disso, a filósofa destacou o papel da esperança em seu sentido freiriano. Sua fala foi mediada pelas professoras doutoras Morgana Domênica Hattge e Rosiene Souza Almeida Haetinger, que contribuíram para enriquecer o debate e aprofundar as reflexões propostas por Rita.

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Confira o restante da programação

No dia 18 (hoje), acontecerão sessões científicas, às 14h, em salas virtuais no Google Meet. Às 19h10min, haverá uma apresentação cultural com o grupo Identidade Grupo de Danças Brasileiras e Afro-Brasileiras, no Teatro Univates, seguida pela conferência “Diálogos com povos indígenas: (re)existências a partir do pensamento identitário”, com a Ma. Fernanda Kaingáng e o Dr. Diego Maurício Hernandez, às 19h30min.

No dia 19, também serão realizadas sessões científicas, às 14h, em salas virtuais no Google Meet. Às 19h10min, acontecerá um show de capoeira com o grupo Oxósse Brasil, no Teatro Univates, seguido pela conferência “Diálogos sobre decolonialidades: (re)existências a partir do conhecimento”, com a Dra. Suze Piza e o Dr. Alberto Acosta, às 19h30min.

Ao todo, o evento já conta com mais de 3,5 mil inscrições em diferentes atividades. A inscrição no evento, que se estende ao longo desta semana, ainda pode ser realizada clicando aqui. 

Lucas George Wendt

Saiba mais sobre o evento 

O evento Diálogos na Contemporaneidade, realizado a cada dois anos, tem como objetivo repensar a realidade contemporânea em suas relações com diversas áreas do conhecimento, com destaque para as ciências humanas, sociais e sociais aplicadas. Na edição de 2023, o evento busca discutir a importância das decolonialidades e seus impactos na produção científica, cultural, tecnológica e humanística. Além disso, visa a criar espaços de troca, manifestações artísticas e construção coletiva do saber, dialogando com diferentes áreas do conhecimento em torno das vozes, territórios e existências que compõem a diversidade. A professora doutora Kári Lúcia Forneck é a coordenadora-geral do evento em 2023, que já abordou temas como tecnociência, transculturalismo, busca pelo comum, entre outros assuntos, que contribuem para a formação de sujeitos críticos e atentos ao seu papel na sociedade. 

Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-5