Polo EAD de Bom Retiro do Sul é inaugurado

Postado em 29/03/2018 14h17min e atualizado em 29/03/2018 15h24min

Por Artur Dullius

A noite da última quarta-feira, dia 28, marcou a inauguração do polo Univates EAD de Bom Retiro do Sul. A partir de agora o município também passa a receber as atividades de ensino a distância. A sede fica localizada na rua Senador Pinheiro Machado, 1130, Centro.

Conforme a coordenadora do polo, Janete Leonhardt, o ensino a distância é acessível por oferecer mensalidades menores e pela facilidade de estudar em casa. Segundo ela, a maior procura no polo tem sido pelo curso de Pedagogia. “Isso é muito bom, pois vai oportunizar que as pessoas que querem voltar a estudar retornem às salas de aula. Além disso, o ensino a distância também se torna uma opção aos jovens que buscam a qualificação, mas nem sempre têm totais condições financeiras para ingressar no ensino presencial”, explicou a coordenadora.

Marcos Ruschel

É o caso de Inês Fell, que tem a oportunidade de retomar os estudos. Há alguns a agricultura teve que trancar o curso de Ciências Exatas para cuidar dos filhos. “Eu sempre gostei de matemática. Agora me matriculei no curso de Ciências Contábeis, mas vou conseguir aproveitar as disciplinas que já fiz, então espero me formar logo”, contou Inês.

Para a diretora de Educação a Distância, Edí Fassini, a ida da Univates para a cidade causa impacto extremamente positivo. Segundo ela, esse é apenas o início de uma parceria que deve abrir outras portas. “A aproximação da Universidade com o município contribui para o desenvolvimento das pessoas dessa comunidade. Mas é sempre importante ressaltar que estudar a distância é talvez mais difícil do que estudar presencialmente, pois exige muita disciplina e empenho dos alunos”, explicou.

Acolhida aos calouros

Na inauguração, aconteceu um momento de acolhida aos estudantes com entrega de cadernos. Durante a atividade, os estudantes matriculados conheceram a Univates e os ambientes digitais desenvolvidos especialmente para a educação a distância, como o ambiente de tutoria on-line e a biblioteca virtual. Foram repassadas informações referentes aos sistemas disponíveis aos estudantes, como o Universo Univates, o Ambiente Virtual e o sistema de e-mail e armazenamento ilimitado da conta @universo.univates.br.

Marcos Ruschel

Também foram apresentados os serviços aos quais os estudantes têm acesso, assim como os alunos do ensino presencial, como cursos presenciais de educação continuada e de idiomas e o Balcão de Empregos, que cadastra currículos e divulga vagas de emprego.