Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Com cinco anos de existência, Engenharia Elétrica conta com laboratórios equipados e disciplinas experimentais

Postado em 13/04/2018 10h50min e atualizado em 13/04/2018 11h49min

Por Ana Amélia Ritt

Tuane Eggers

Com laboratórios equipados, o curso de Engenharia Elétrica da Univates possibilita aos alunos o contato com tecnologias e o desenvolvimento de competências e habilidades para serem projetistas ou mantenedores de redes modernas de energia. Em 2018 o curso completa cinco anos de criação e revela a atuação dos profissionais em sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. 

Conforme o coordenador do curso, Juliano Schirmbeck, o foco da Engenharia Elétrica são os sistemas de energia, considerando-se que, no Brasil, o sistema energético trabalha no limite de operação e, por isso, demandará investimentos nos próximos anos. “Também vale salientar que antes os sistemas de geração eram centralizados e geridos pelo governo, agora temos pequenas centrais de geração, desde hidrelétricas até solar em nível residencial. Isso tudo amplia possibilidades de atuação dos profissionais da área”, explica. O curso também possibilita que os profissionais trabalhem na indústria, atuando em sistemas de energia e máquinas elétricas e segurança. 

Divulgação

Durante o curso, Schirmbeck afirma que as disciplinas possuem caráter experimental, com ampla estrutura de laboratórios de informática, eletrônica, eletricidade e máquinas elétricas. “Além disso, são feitas visitas a hidrelétrica e subestações de forma a aproximar o aluno à vivência com o ambiente profissional”, destaca. 

Apesar de os primeiros diplomados do curso se formarem na metade do ano, o coordenador afirma que a maior parte dos estudantes já trabalha na área. Um dos formandos, Estevan Junges, ingressou na primeira turma do curso, em 2013. Conforme o formando, a facilidade com as ciências exatas, especialmente física, foi uma das razões para escolher a profissão.

O curso de Engenharia Elétrica da Univates possui uma formação ampla, possibilitando que o profissional atue em diversas áreas relacionadas. Dessa forma, existem muitas oportunidades profissionais, mas cabe ao estudante encontrar a sua área de interesse e se especializar nela
aluno do curso Estevan Junges

Estevan trabalha em uma empresa de automação industrial, que é uma das áreas do curso. Com relação ao mercado profissional, o aluno afirma que estar inserido no ambiente acadêmico é um destaque e uma forma de ampliar as oportunidades. “Além do conhecimento técnico, a rede de contatos adquirida durante o período da graduação é muito importante para o crescimento profissional”, ressalta.