“É um ato de sororidade”

Postado em 23/05/2018 14h15min e atualizado em 23/05/2018 17h11min

Por Ana Amélia Ritt

O Alerta Vermelho surge com a proposta de identificar um problema na comunidade que cerca os alunos e propor uma solução a partir do design. O projeto, pensado no semestre passado na disciplina Design, Cultura e Consumo, dos cursos de Design e Design de Moda, colocou nos banheiros dos Prédios 11 e 12 da Univates uma caixinha para a doação de absorventes, contribuindo nos casos de pequenas emergências.

Artur Dullius

A ideia pode parecer simples, mas pode impactar o dia de mulheres - livrando-as daquela angústia de não conseguir resolver o desconforto rapidamente - e influencia na forma como uma pessoa percebe a outra. A iniciativa foi das estudantes Halina Brum Ciquelero e Eduarda de Almeida e das ex-alunas Ellyn Patrícia de Quadros e Desirée Sbaraini, que contam que o projeto, mesmo pequeno, também pode ser associado ao momento de empoderamento feminino. “Algumas mulheres ainda se sentem constrangidas neste momento tão íntimo dos nossos corpos. Essa é uma tentativa para que elas se sintam acolhidas. É um ato de sororidade, é como se todas pudéssemos contar umas com as outras sempre que necessário”, explica Eduarda.

O professor da disciplina, Rodrigo Brod, explica que a disciplina é de início de curso e que a proposta do trabalho faz com que os alunos possuam um primeiro contato com o pensamento projetual e com a ideia do design centrado no humano.

Até hoje o projeto ainda está a todo vapor, diariamente as caixas são esvaziadas e preenchidas novamente por mulheres que precisam de ajuda e por mulheres que querem ajudar
estudante Eduarda de Almeida

Ana Amélia Ritt

Em complemento ao gesto, Eduarda conta que atualmente algumas pessoas deixam ainda amostras de hidratantes, sabonetes líquidos para levar na bolsa e miniodorizadores de ambiente. “Nos surpreendemos com o resultado. Foi muito melhor do que esperávamos, pois, além de as mulheres estarem se ajudando, também estão se presenteando”, avalia.