Professora tem tese selecionada para indicação a prêmio da Capes

Postado em 08/06/2018 15h21min e atualizado em 08/06/2018 15h25min

Por Bruna Laís Alves/DIPES

Com o objetivo de problematizar as práticas de registro docente sobre as aprendizagens das crianças na Educação Infantil, especialmente as conhecidas como documentação pedagógica, a professora Cláudia Horn, vinculada ao curso de Pedagogia da Univates, desenvolveu a tese “Documentação pedagógica: a produção da criança protagonista e do professor designer”.

Recentemente o estudo foi selecionado pela Comissão de Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em primeiro lugar, para indicação ao Prêmio Capes de Tese 2018. Após avaliação da comissão de premiação instituída pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, o resultado será divulgado em setembro.

Ana Amélia Ritt

Para Cláudia, o destaque significa o reconhecimento de anos de estudo e dedicação ao doutorado, envolvendo pesquisas, leituras, participação em eventos acadêmicos, escrita de artigos, além da organização do tempo na vida pessoal.

Eu fiquei imensamente feliz, a indicação para concorrer ao prêmio sinaliza que precisamos seguir intensificando estudos neste viés que, em vez de celebrar e implementar inovações educacionais, questiona os efeitos produzidos nos sujeitos, no caso da minha pesquisa, os sujeitos infantis
Cláudia Horn

A análise foi realizada a partir de aportes teórico-metodológicos de Michel Foucault e seus comentadores e foram observadas as tecnologias e estratégias de poder, tanto em relação à condução da conduta dos outros (o governo dos outros) quanto em termos de condução da conduta de si mesmo. “A investigação procurou compreender como as práticas de registro da documentação pedagógica operam enquanto tecnologia de governamento da infância, produzindo modos muito particulares de ser sujeito infantil na escola contemporânea”, explica a docente.

Com o estudo, Cláudia concluiu que as práticas de registro da documentação pedagógica contribuem para estetização da infância e para a fabricação de uma docência design, pois fortalecem a centralidade dos processos educacionais na criança protagonista e enfraquecem a função do professor em relação ao ensino, produzindo outros modos de ser docente na Educação Infantil.

Prêmio Capes de Tese

A premiação consiste em diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de até 12 meses para o autor da tese; auxílio para participação em congresso nacional, para o orientador, no valor de R$ 3 mil; distinção a ser outorgada ao orientador, ao coorientador e ao programa em que foi defendida a tese; além de passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação, que ocorrerá no dia 13 de dezembro de 2018. Saiba mais clicando aqui.