5 anos de PPGEnsino: expandir conhecimentos para aprender a ensinar e ensinar a aprender

Postado as 2018-07-25 08:57:57

Por Nicole Morás

Há cinco anos, a Universidade do Vale do Taquari - Univates tem contribuído ainda mais para a qualificação do ensino, não apenas por meio da formação de professores nos cursos de licenciatura que já tem uma longa trajetória como também pelo desenvolvimento de pesquisas, da formação daqueles que formam os professores e da intervenção de pós-graduandos em escolas. Essas ações estão vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, que objetiva a qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem em todos os níveis de ensino.

A realização de investigações se dá por meio de  grupos de pesquisa - atualmente há nove projetos em andamento. Conforme a coordenadora do PPGEnsino, doutora Ieda Maria Giongo, a formação desses grupos permite que as investigações sejam geradas e problematizadas por docentes de diversas  áreas do conhecimento. Também é importante ressaltar que os grupos contam com fomento à pesquisa via órgãos de fomento externo, sobretudo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

As ações de internacionalização também são importantes para compartilhar o conhecimento gerado pelas pesquisas da Univates e conhecer estudos de instituições estrangeiras que tangenciam temáticas relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem. A exemplo disso, recentemente Ieda representou o programa em eventos na Colômbia. Já Portugal é destino de diplomados, onde a mestra Daniela Diesel agora realiza seu doutorado.

Nicole Morás

Aliado a isso, os grupos de pesquisa têm fomentado parcerias nacionais e internacionais com investigadores de renome no âmbito do ensino, sobretudo colombianos, portugueses, franceses e italianos.  Docentes de universidades estrangeiras também visitam a Instituição e realizam atividades com estudantes e professores.

Ieda destaca que o corpo docente do Programa é composto por pesquisadores reconhecidos, sendo cinco bolsistas permanentes bolsistas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que reconhece o trabalho dos pesquisadores e incentiva o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade. O Programa também conta com quatro docentes colaboradores de Portugal, São Paulo e Rio Grande do Sul, com vasta produção acadêmica. Ieda afirma que, com a larga trajetória de pesquisa e docência de nossos docentes,  investigações produzidas  no Programa estão circulando, o que reflete na qualidade dos artigos publicados em periódicos e eventos da área.

Nesse período já foram formados 59 mestres em ensino e iniciadas as atividades do doutorado. Um dos mestres formados pelo programa e atualmente discente do doutorado é Diógenes Gewehr, professor de Ciências e Biologia, concursado na rede municipal de Lajeado, que atualmente é bolsista do PPGEnsino e, por isso, está em licença-estudo. Ele deve retornar à escola no início do ano letivo de 2019 e levar para a sala de aula o que pesquisou.

As pesquisas que tenho realizado no PPGEnsino são voltadas diretamente para meu aperfeiçoamento profissional em sala de aula e à aprendizagem dos alunos. No mestrado investiguei o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na escola e em ambientes não escolares, de modo a compreender como os professores e alunos estavam utilizando os recursos digitais nos processos de ensino e aprendizagem, em diferentes espaços, identificando ferramentas e estratégias pedagógicas com essas tecnologias
Diógenes Gewehr

Nicole Morás

Agora no doutorado, Gewehr pesquisa a relação do desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados a feiras de ciências com a metacognição. “A metacognição pode ser entendida como o exercício do pensamento para a compreensão da própria aprendizagem. Almejo encontrar indícios de atividades do pensamento metacognitivo em alunos pesquisadores, potencializando o uso da pesquisa científica na escola. Assim, se neste contexto o aluno for capaz de estabelecer controle sobre sua aprendizagem, tende a obter ganhos cognitivos”, explica.

Por contar com  regime modular, com aulas concentradas nos meses de janeiro e julho, o PPGEnsino congrega discentes das cinco regiões brasileiras e de 12 estados brasileiros - Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Rondônia, Ceará, Goiás, Amazonas e Minas Gerais.

Atualmente o PPGEnsino está na sexta turma do mestrado, na terceira do doutorado e recebe inscrições. São oferecidas 12 vagas para o doutorado e 20 para o mestrado. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto em www.univates.br/ppgensino/processo-seletivo.

Confira algumas pesquisas e ações do PPGEnsino: