Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Curso de Arquitetura e Urbanismo completa 15 anos

Postado as 2018-08-06 22:01:00

Por Ana Amélia Ritt

Com projetos voltados a demandas reais do Vale do Taquari e mais de 20 premiações nacionais de alunos, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates chega aos seus 15 anos. Nesse período já formou 211 diplomados e realizou viagens de estudos para países como Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai e para cinco estados do Brasil.

Ana Amélia Ritt

Alunos de Arquitetura e Urbanismo conquistam 1º lugar em concurso nacional
Estudantes de Arquitetura apresentam projetos para cidade de Anta Gorda
Estudantes participam da elaboração do novo Plano Diretor de Lajeado

Com metodologia de aprendizagem em formato de Ateliers Integrados, o curso de Arquitetura e Urbanismo contempla a cada semestre temas diversos vinculados à prática do profissional. “Esse alinhamento nos Ateliers, integrando conteúdos e planejamento docente, potencializa a formação das habilidades e competências do futuro profissional, pois ao desenvolver o projeto integrado o estudante passa a pensar em mais variáveis que incidem nas decisões projetuais”, explica a professora Jamile Maria da Silva Weizenmann. Além disso, o coordenador do curso, Cristiano Zluhan Pereira, destaca a aproximação dos conteúdos passados em aula com demandas reais da sociedade. “Exemplo disso ocorre na disciplina de Atelier de Projeto, na qual, a partir de demandas dos municípios da região, são elaboradas ideias e conceitos que ajudam no desenvolvimentos das cidades”, conta.

Ana Amélia Ritt

Experiência no exterior

Os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Univates também realizam visitas periódicas que permitem que observem, sintam e aprimorem o olhar perante a sua área profissional. Dentre os destinos destacam-se viagens internacionais e, em âmbito nacional, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Minas Gerais, Santa Catarina, além de diferentes destinos do Rio Grande do Sul.

Também, alunos têm a possibilidade de participar do intercâmbio acadêmico oferecido pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Univates. Essa experiência, vivenciada em 2008, influenciou o diplomado Eduardo Arenhart Moerschbaecher a se mudar no início deste ano para o Algarve, no sul de Portugal, e trabalhar no escritório Core-Architects. A oportunidade surgiu por meio da iniciativa do próprio diplomado que, após o envio do currículo e conversas realizadas por Skype ainda no Brasil, foi chamado pela diretora da empresa, Anabela Macieira, para compor a equipe.

Divulgação / Core-Architects - Arqª Anabela Macieira

Considero que o curso contribuiu para a minha formação profissional e a Instituição como um todo teve esse papel de maneira mais intensa. Ingressei em um curso relativamente novo e ao longo dele pude ver a sua evolução e perceber o quanto a Univates se preocupou contratando professores experientes, aumentando as salas, equipando-as, criando laboratórios e proporcionando uma evolução para o curso e os alunos
diplomado Eduardo Arenhart Moerschbaecher

Formado em 2010B, Moerschbaecher afirma que ainda acompanha a trajetória da Universidade, mesmo em Portugal. “Percebo nitidamente o resultado nos profissionais que lá se graduam e o quanto a Univates influencia na evolução da cidade e região”, declara.

Divulgação / Core-Architects - Arqª Anabela Macieira

 

Sobre os trabalhos realizados em Portugal, o profissional explica que, diferentemente do restante do país, o Algarve, além de ser uma região litorânea, conta com muitos estrangeiros. “A maioria possui poder aquisitivo altíssimo e constrói suas propriedades de férias e lazer para poder desfrutar delas no verão e nas épocas de torneios de golfe. Com os altos investimentos e as altas temperaturas, a arquitetura é pensada por completo, em termos térmicos e de eficiência energética, ou seja, desde paredes e coberturas com isolamentos e vegetação até a smart house e suas altas tecnologias”, conta.

A profissão nos últimos 15 anos

Tuane Eggers

Historicamente a formação do profissional é generalista, podendo o arquiteto e urbanista atuar em diferentes segmentos da profissão, como nas áreas de projeto e construção civil, interiores e projetos urbanos. Para a professora Merlin Diemer, porém, nos últimos 15 anos tem se observado que as ramificações da profissão têm ganhado força, “estando os profissionais se especializando em alguma área, por exemplo arquitetura efêmera, arquitetura corporativa, paisagismo, urbanismo, luminotécnica, acústica, gestão e administração de projetos e obras, além das áreas já referidas como ‘tradicionais’”, esclarece.

Jamile completa que em razão dos avanços tecnológicos existem, ainda, profissionais inseridos no mercado de trabalho como especialistas em BIM (Modelagem de Informação da Construção), técnicos em projeção digital (impressão 3D), gerentes de mídias sociais, profissionais de visualização arquitetônica 3D e comunicação visual.

Projetos de extensão

Maurício Hergemoller

 

O curso também está diretamente ligado a dois projetos de extensão: Interarte e Patrimônio Vivo.

Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo

O conhecido Emau é um local de experimentação para o estudante ao longo da graduação e permite a interação direta com a sociedade. Nesse espaço o aluno tem a possibilidade de participar de diversos projetos com níveis diferentes de complexidade e abrangência.