Univates inaugura Polo de Arvorezinha

Postado as 2018-09-08 12:33:52

Por Elise Bozzetto

Elise Bozzetto

A Universidade do Vale do Taquari - Univates inaugurou neste sábado (08) o Polo Univates de Arvorezinha. A solenidade aconteceu no Auditório Domingos Dorigoni junto ao Seminário Temático Cultura Afro-Brasileira e Indígena e reuniu professores, lideranças, representantes da Univates e do Colégio Volare. As atividades aconteceram paralelas à feira que movimenta a região: Festa Nacional da Erva-Mate (Femate), que ocorre de 6 a 9 de setembro em Arvorezinha.

Elise Bozzetto

A mesa oficial contou com a participação do prefeito de Arvorezinha, Rogério Fachinetto; do vice-reitor e diretor de EAD da Univates, Carlos Cândido da Silva Cyrne; da vice-prefeita de Arvorezinha, Elisabete Mocelin; da Secretária de Educação de Arvorezinha, Maria Cigolin; da diretora do Colégio Volare e vice-prefeita de Soledade, Marilda Borges Corbellini; do vice-diretor do Colégio Volare e coordenador do Polo Soledade, Felipe Berté Freitas e do Presidente da Femate, Claudir Fachinetto.

Elise Bozzetto

Conforme o diretor de Educação a Distância (EAD) da Univates, Carlos Cyrne, a Univates pretende não apenas formar profissionais e sim cidadãos. “Esperamos que este Polo seja mais um acesso que a comunidade tem para dar continuidade ao processo educacional formal. Mas, mais que isso: não apenas preparar profissionais competentes para o mercado de trabalho e sim formar cidadãos, pessoas capazes de melhorar suas comunidades”, comentou Cyrne.

Em sua fala, Marilda elencou os motivos que levaram o Colégio Volare a escolher a Univates. “Nós temos escolas em Soledade, Erechim e Chapecó. Há dez anos trabalhando com educação, já fomos procurados por várias universidades. Mas, quando chegou a proposta da Univates, não tivemos dúvidas em aceitar. Construímos um nome, conquistamos o respeito de nossas comunidades e não queríamos nos aliar a um parceiro que não tivesse os mesmos valores que o Colégio. Vimos na Univates um trabalho de ponta, compromisso com a comunidade e com a qualidade. Queremos formar profissionais competentes, com visão crítica, responsáveis. E temos certeza que por meio da Univates vamos conseguir isso”, enfatizou Marilda.

Já o prefeito ressaltou que, diante dos inúmeros escândalos de corrupção que assolam o País, é por meio da educação que o Brasil pode mudar. “É muito importante investir na educação, educar nossas crianças e jovens para que sejam pessoas de bem. E hoje é um momento muito importante para Arvorezinha pois estamos oportunizando o acesso ao ensino superior a muitos que não podem se deslocar. A Univates tem uma longa trajetória de credibilidade. Nossos cidadãos que se formam na Univates trazem ao município conhecimentos de primeiro mundo. Por isso ficamos muito felizes em receber a Universidade aqui. Temos certeza de que este é o início de algo que será duradouro. Já temos muitos alunos matriculados e teremos ainda mais. Queria dizer que estamos muito felizes”, comentou Fachinetto.

Elise Bozzetto

Interessados podem agendar prova ou ingressar via Enem

O Polo de Arvorezinha fica localizado na rua Soledade, 152, Bairro Centro. Interessados podem agendar sua prova pelo site do Vestibular. Além do município, a prova será aplicada em todos os outros polos da Univates: matriz de Lajeado, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Guaporé, Encantado, Estrela, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Veranópolis, Triunfo e Venâncio Aires.

Os que tiverem interesse em se candidatar podem agendar sua prova de redação ou solicitar ingresso via nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017. Para ingressar no EAD também é possível concorrer como portador de diploma de curso superior ou como reingresso dos cursos presenciais da Univates ou mediante transferência de outra Instituição.

O procedimento deve ser feito pelo site www.univates.br/vestibular. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09. O telefone direto do Polo Arvorezinha é (51) 99563-9174.

Cursos de graduação disponíveis na modalidade EAD:

ADMINISTRAÇÃO - Bacharelado

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - Superior de Tecnologia

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Licenciatura

CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Bacharelado

EDUCAÇÃO FÍSICA - Licenciatura

GESTÃO FINANCEIRA - Superior de Tecnologia

GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - Superior de Tecnologia

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - Superior de Tecnologia

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - Superior de Tecnologia

HISTÓRIA - Licenciatura

LETRAS - Licenciatura

LOGÍSTICA - Superior de Tecnologia

PEDAGOGIA - Licenciatura

PROCESSOS GERENCIAIS - Superior de Tecnologia

DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - Pós-Graduação

Novidade para 2019/A

O EAD irá contar com uma novidade para o próximo semestre: Tecnologia em Cooperativismo e Tecnologia em Marketing serão os dois novos cursos de graduação oferecidos, que recebem inscrições a partir do dia 16 de outubro. “A região possui inúmeras cooperativas que demandam profissionais capacitados que conheçam as particularidades dessas empresas. Já o Marketing tem ampla área de atuação nas mais diversas organizações”, afirma Cyrne.