Dia C da Ciência já começou na Univates

Postado as 2018-10-16 14:41:42

Por Ana Amélia Ritt

Universidades e instituições de ensino de todo o Brasil mobilizam-se no dia 17 de outubro para sensibilizar os cidadãos sobre a importância das pesquisas no cotidiano. Na Univates, a programação do Dia C da Ciência já iniciou e segue até o final do mês. Por meio da promoção de eventos na Instituição e de oficinas sobre biotecnologia, alunos de escolas do Vale do Taquari são inseridos nas áreas da ciência e tecnologia.

Ana Amélia Ritt

Além disso, nesta semana, entre os dias 16 e 19, alunos de Ensino Médio de escolas da região participarão de 13 oficinas diferentes de biotecnologia ministradas por pesquisadores da Univates. Essas atividades, além de integrarem o Dia C da Ciência, fazem parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ana Amélia Ritt

Na manhã desta terça-feira, dia 16, no Prédio 12, os alunos produziram iogurte na oficina “Biotecnologia e produção de alimentos derivados do leite”. Vitória Mazocco, do 1º ano do Ensino Médio do Colégio São José, de Roca Sales, Maiquele Silva e Emerson Volkmer, do 1º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Reynaldo Affonso Augustin, de Teutônia, integraram um dos grupos participantes. “Gostamos da experiência, não tínhamos feito nada parecido antes. É interessante sair da sala de aula e partir para a prática”, afirmaram.

As oficinas contaram com o auxílio de bolsistas de iniciação científica dos cursos de graduação, além de mestrandos, doutorandos e professores do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia. “Essa é uma forma de popularizar a ciência, levar conhecimento para além da universidade. Os alunos das escolas estão gostando pelas atividades serem práticas, e os estudantes que participam do projeto de pesquisa vinculado à oficina também gostam por ser uma forma de interagir com as escolas e repassar o conhecimento”, afirmou a professora da Univates Cláucia Fernanda Volken de Souza.

Ana Amélia Ritt

Outra oficina da qual os estudantes participaram foi “Produção e armazenamento de energia em plantas”. As estudantes do 1º ano do Colégio São José Joana Belotti, Gabriela De Bortoli, Rafaela De Bortoli e Lara Tomaz Pretto destacaram como ponto alto os experimentos em laboratório. “Temos mais interesse em aprender na prática do que na teoria”, explicou Gabriela.

As inscrições são gratuitas e ainda podem ser realizadas por interessados em www.univates.br/evento/oficinas-biotecnologia. No site também é possível conferir todas as oficinas programadas.

Atividades anteriores

Toda a programação do Dia C da Ciência foi sugerida pelos professores coordenadores dos cursos de pós-graduação da Univates. As atividades tiveram início com a Olimpíada Matemática, em 28 de setembro, seguida pela Olimpíada Nacional de Ciências, no dia 29, e por atividades no Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC). O projeto de extensão Mostra Científica Itinerante (MCI) também realizou atividades relacionadas à mobilização. “Às vezes as pessoas pensam que a ciência é inatingível, mas na verdade ela está disponível para todos e, por vezes, pode-se fazer com recursos simples. Como Universidade, podemos mostrar o papel que a ciência tem de tirar as coisas do senso comum”, afirmou a coordenadora institucional da Pesquisa, professora Márcia Jussara Hepp Rehfeldt.

Saiba mais

O Dia C da Ciência é uma mobilização nacional do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino (Copropi) e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop). Corresponde à quarta-feira da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Brasileira. O objetivo é realizar nessa data atividades em escolas, museus, espaços públicos e espaços institucionais próprios e externos para mostrar à comunidade a importância das pesquisas e como elas influenciam o cotidiano de todos os cidadãos.