Simpósio debate justiça e igualdade

Postado as 2018-11-05 21:42:02

Por Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

II Simpósio Justiça, Sociedade e Direitos Humanos, promovido pelo Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Univates, ocorre até terça-feira, dia 6. A palestra de abertura, que aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 5, abordou a busca por uma justiça de equidade. A atividade foi ministrada pelo professor e doutor em Filosofia Alfredo Santiago.

No momento, Santiago fez referência ao livro “Uma Modesta Proposta”, escrito em 1729 por Jonathan Swift. Na obra o autor faz uma sátira, a partir de uma receita de extinção, para que as crianças da Irlanda não sejam um fardo ao país. Para o palestrante a brincadeira mexe com as pessoas e impressiona, pois a sugestão não parece justa. “Mas o que faz com que algo seja justo? Vamos falar um pouco de justiça”, instigou o professor.

Com uma abordagem dos conceitos de justiça e direito, Santiago inseriu os Direitos Humanos. “A Declaração Universal dos Direitos Humanos não é uma lei, muitos confundem. Ela é um convite. Foi criada depois da 1ª e 2ª Guerra Mundial, após a morte de milhões de pessoas, quando se pensou ‘Ok, vamos começar do básico, do que é certo e errado. Vamos respeitar uns aos outros na nossa diversidade’”, mencionou destacando o papel das políticas afirmativas.

Ana Amélia Ritt

O Simpósio segue na manhã e na tarde de terça-feira com as oficinas: Relações internacionais na modernidade; Direitos humanos e trabalho: a precarização das relações trabalhistas; Direitos, Saúde e arte; Direitos humanos e os dispositivos de poder; Mobilidade humana e transnacionalismo nas sociedades contemporâneas; e Educação, valores e Direitos Humanos. Já na parte da noite, a partir das 19h30min, ocorre a Mesa redonda “Justiça, Sociedade e Direito”, com a professora doutora Fernanda Frizzo Bragato. O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas no Sistema de Inscrições da Univates.

Ajudarinho e Jusvale concedem bolsa para aluno de Direito

Até 16 de novembro, estudantes de baixa renda do curso de Direito podem concorrer a uma bolsa de R$ 18.000,00 para dar continuidade aos estudos de graduação. O auxílio é oferecido em comemoração aos 18 anos do Diretório Acadêmico de Direito - Jusvale, comemorados em 2019, e conta com a parceria do Programa Ajudarinho. Fique por dentro.

Inscrições abertas

O curso de Direito é uma das opções do Vestibular Univates. Interessados em concorrer a uma vaga podem agendar sua prova de redação, solicitar ingresso com a nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017 ou ainda prestar a prova do dia 25 de novembro. Quer saber mais? Clique aqui.