Inscrições para fazer intercâmbio pela Univates encerram nesta segunda-feira

Postado as 08/03/2019 08:33:35

Por Natália Bottoni

Ana Amélia Ritt

Até a próxima segunda-feira, dia 11, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Univates recebe inscrições de estudantes interessados em estudar no exterior em 2019B. Alunos de graduação podem se inscrever neste link. Já os estudantes dos cursos técnicos podem acessar aqui.

Há vagas para mobilidade acadêmica em 48 universidades de 21 países. Entre as opções, há oportunidade de bolsa em oito instituições, conforme informações do edital. A novidade deste semestre no edital da graduação é a Universidade de Lleida, na Espanha, com a qual a Univates firmou convênio no final de 2018.

“Em Mittweida, estava em casa”

Divulgação

Por oferecer educação de alta qualidade na área de engenharia, a Alemanha foi o destino procurado pela aluna de Engenharia Mecânica da Univates Amanda Gabriele Rauber. Em 2017, o sonho de fazer intercâmbio nesse país se tornou um objetivo, pois foi quando ela começou a se planejar para a realização da mobilidade acadêmica em Mittweida. Após prorrogar por seis meses a sua estadia na Europa, a acadêmica retornou ao Brasil no final de fevereiro deste ano.

No início de 2018, Amanda embarcou para a Alemanha para estudar na Hochschule Mittweida. “Eu era a única estudante da Univates a ir para lá. No início, fiquei receosa de morar em um país sem conhecer ninguém e cujo idioma eu não dominava. Agora sei que a experiência não teria sido a mesma se tivesse ido acompanhada. Provavelmente me sentiria mais confortável por ter alguém com quem falar a língua materna, porém teria mais dificuldade de conhecer outras pessoas”, afirma.

Divulgação

“Em Mittweida, estava em casa. A cidade é pequena, com aproximadamente 15 mil habitantes. Para todas as atividades cotidianas, como ir às aulas ou ao mercado, eu ia a pé”, conta. Para Amanda, a questão mais complicada nas primeiras semanas foi o idioma. Por estar na região da Saxônia, muitas pessoas não falavam o inglês, língua dominada por ela; porém, muitas pessoas tinham vontade de ajudar. Para resolver as questões burocráticas na chegada, contou com a ajuda de uma tutora alemã, que conheceu por meio de um programa de tutores oferecido pela universidade.

No primeiro semestre, Amanda tinha aulas em inglês, que foram tranquilas de entender. “Acompanhei a pesquisa sobre mecânica dos fluidos realizada por um professor da universidade. Quando o semestre terminou, ele me ofereceu uma vaga de emprego como bolsista no projeto dele. Assim, estendi meu intercâmbio por mais um semestre”, relata. No segundo semestre, ela realizou disciplinas em alemão. Sentiu um pouco de dificuldade por não dominar a língua, mas tinha tempo livre para estudar e se preparar para as aulas.

Nem só de estudos vive um intercambista: Amanda aproveitou para conhecer quase todas as regiões da Alemanha e parte da República Tcheca, país próximo da região onde morava. “Foi ótimo provar comidas diferentes, ouvir sotaques e conhecer os diferentes costumes”, afirma. Além disso, ela conheceu o seu namorado durante a mobilidade acadêmica e fez vários amigos que se tornaram sua família.

Para alguém que pretende fazer intercâmbio, eu diria: planeje-se. Não tenha medo. É uma grande experiência, profissional e pessoalmente. Viajar é interessante, mas poder viver em determinado lugar por certo tempo é muito diferente, você passa até a adotar os costumes das pessoas desse local. O intercâmbio possibilita conhecer culturas diferentes, o que põe em dúvida muitos preconceitos que às vezes temos sobre outros países e povos
Aluna de Engenharia Mecânica da Univates, Amanda Gabriele Rauber

Como faço para participar?

O edital para os alunos de graduação pode ser conferido aqui. Os estudantes dos cursos técnicos devem conferir o edital neste link.

Entre os critérios de seleção estão o percentual de créditos concluídos, a média geral das notas do aluno no curso, a frequência nas aulas e a entrevista com representantes da DRI e com o coordenador do curso. Para participar, é preciso anexar no sistema de inscrições o formulário devidamente preenchido, Curriculum Vitae, histórico disponível no Universo Univates, carta de motivação, pré-plano de estudos, cópia do passaporte (se tiver) e ter aprovação em teste de proficiência (se a instituição de destino estiver localizada em um local que não tenha como língua oficial o português).

Aos alunos dos cursos técnicos são oferecidas quatro vagas em Portugal. Já entre as opções de países para os alunos de graduação estão: Alemanha, Argentina, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Itália, Letônia, Macau, México, Portugal, Peru, Suécia, Suíça e Uruguai.

Mais informações podem ser conferidas clicando aqui, pelo e-mail dri@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7019.

E os alunos EAD?

Os alunos que cursam graduação a distância (EAD) na Univates também podem se inscrever. É necessário que a instituição de ensino de destino aceite o estudante dessa modalidade. Os requisitos para participar da seleção são os mesmos exigidos dos estudantes dos cursos presenciais.

Proficiências

O período de inscrições para as provas de proficiência em inglês, espanhol, alemão, italiano e francês finaliza na próxima quinta-feira, dia 14. A prova de inglês ocorre no dia 21 de março e as demais, no dia 15 de março. Mais informações aqui.