NIH oferece oficinas gratuitas para escolas do Vale do Taquari

Postado as 14/03/2019 09:44:39

Por Leonardo Seibel

Desde o ano passado, o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Univates oferece oficinas voltadas para escolas do Vale do Taquari. Em 2019, além da oficina Curiosidades sobre o Tempo, a primeira a ser realizada, outras duas opções serão oferecidas: Estações do Ano e Bacia Hidrográfica Taquari-Antas.

Ana Amélia Ritt

Na oficina Curiosidades sobre o Tempo, os alunos do ensino fundamental aprendem sobre a formação de nuvens, umidade relativa do ar, raios e trovões, os cuidados com inundações, informações sobre a radiação solar, além de realizarem uma atividade prática sobre sensação térmica. Também voltada a alunos das séries iniciais, a oficina Estações do Ano aborda o movimentos de rotação e inclinação da Terra, características das estações do tempo, solstício, equinócio e curiosidades e realiza um jogo sobre as características de cada estação do ano.

Por fim, na oficina Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, os estudantes de ensino médio farão análises no laguinho da Univates e participarão de um jogo sobre os assuntos abordados durante a atividade, que incluem o ciclo da água, as inundações e a poluição da água.

As escolas podem agendar as visitas pelo site www.univates.br/nih/sobre-o-nih. Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Informações Hidrometeorológicas, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5822, pelo e-mail nih@univates.br.