Carla Bagnara

Doutorando europeu em estágio docência na Univates ministra aulas em Língua Inglesa

Postado as 03/05/2019 08:42:40

Por Carla Bagnara

Os alunos da Universidade do Vale do Taquari - Univates estão tendo, mais uma vez, a oportunidade de viver uma experiência diferente: frequentar disciplinas ministradas em inglês. A iniciativa faz parte do projeto de internacionalização da Instituição.

Carla Bagnara

De nacionalidade italiana, Alberto Fierro é formado em Economia Política pela Universidade de Turim na Itália e doutorando na Central European University em Budapeste, na Hungria.

São duas as disciplinas ofertadas em Língua Inglesa: Temas Contemporâneos, disponível para todos os cursos de graduação, e Ambiente Econômico Global, específica da matriz curricular do curso de Relações Internacionais, mas disponível como eletiva para os outros cursos da Universidade.

Incentivo para a aprendizagem e prática do idioma

Para a coordenadora do Curso de Relações Internacionais, professora Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar, a oportunidade de cursar disciplinas em inglês possibilita ao estudante o contato com metodologias diferentes, o aperfeiçoamento principalmente da fala em língua estrangeira e a troca cultural, sem sair do Brasil.  “Muitos alunos não têm disponibilidade de recursos e de tempo para realizar um intercâmbio acadêmico. Assim acabam envolvendo-se em uma atividade de internacionalização sem sair do país”, afirma.

Tauana de Freitas está no sexto semestre do curso Relações Internacionais da Univates e é aluna da disciplina Ambiente Econômico Global. Para a estudante, a experiência de frequentar as aulas ministradas em inglês é um diferencial importante na formação, pois envolve a troca de vocabulário específico da área de atuação, além do aperfeiçoamento no idioma e a troca de vivências.

“Ter aula em inglês é diferente do que usá-lo em viagens e afins. Fizemos várias leituras, debates, dinâmicas e apresentação de trabalhos para a turma, sempre em busca de melhorar nossa desenvoltura em sala de aula, agora em outra língua”, conta.

Convênio que oportuniza troca de saberes

Segundo informações da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), o convênio da Univates com a Central European University (CEU) foi assinado em 2016 e visa ao intercâmbio de alunos em fase final de doutorado para um período de estágio docência na Univates, como parte da sua formação. Desde lá, seis doutorandos de diferentes nacionalidades da CEU já passaram pela instituição: uma polonesa, dois sérvios, um indiano, uma romena e, neste ano, um italiano.

A presença de estrangeiros em fase de estágio docência na Universidade permite aos estudantes o contato com diferentes pesquisas realizadas mundo afora. Como é o caso do doutorando Alberto Fierro. Com metodologia baseada na etnografia, sua pesquisa aborda os movimentos e direitos sociais, especificamente o MTST - Movimento dos Trabalhadores Sem Teto do Brasil no estado de São Paulo. Segundo Fierro, sua pesquisa é desafiadora, pois é militante, ou seja, é uma pesquisa com movimentos sociais e não sobre movimentos sociais.

Estou refletindo se é possível fazer uma pesquisa militante. Mas a questão não é só se é possível, mas quais são as problemáticas de, por exemplo, um doutorando da Europa que vem para a América Latina para fazer não só uma pesquisa, mas uma militância. Quais são as contradições, os problemas e também as potencialidades? Eu acho isso muito interessante e estou tentando desenvolver neste sentido, de trabalhar com um movimento pra ver como esse negócio poderia ser possível
Alberto Fierro

Sua experiência na docência na Univates vai até o final deste semestre. Após ele embarca para São Paulo, onde fica até final do ano, para coleta de dados para sua pesquisa de campo do doutorado.

Opção no Vestibular

Carla Bagnara

O curso de Relações Internacionais é uma das opções entre os 36 cursos presenciais e 16 a distância (EAD) disponibilizados pela Universidade.

As aulas abordam conteúdos de diferentes áreas do conhecimento, como economia nacional e internacional, tradições, costumes e culturas dos diferentes países do mundo, legislação internacional e de comércio externo. Também há os diferenciais que o curso fornece ao estudante, como as disciplinas em língua estrangeira, a possibilidade de cursar um semestre no exterior e a Vivência Internacional, uma viagem realizada para conhecer organizações do cenário internacional, participar de feiras e visitar outras universidades.

Formas de ingresso

É possível ingressar com a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitar o resultado de um vestibular anterior da Univates. Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso nos cursos - presenciais ou a distância - é a realização de provas agendadas em um dos 17 polos da Univates. As inscrições para os cursos presenciais podem ser realizadas clicando aqui. Os que desejam realizar um curso EAD podem se inscrever neste link.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.