Univates sedia atividades da 49ª Ciranda de Prendas do MTG

Postado as 18/05/2019 00:21:56

Por Nicole Morás

Prendas e peões de todo o Rio Grande do Sul circulam pelo campus da Universidade do Vale do Taquari - Univates neste final de semana, quando a Instituição sedia atividades da 49ª edição do Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul. O evento é realizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) para a escolha das representantes da juventude tradicionalista e da figura da mulher gaúcha nas categorias Mirim, Juvenil e Adulta.

A solenidade de abertura foi realizada na noite desta sexta-feira, 17, no Teatro Univates, com a presença do presidente do MTG, Nairo Callegaro; da vice-prefeita de Lajeado Gláucia Schumacher; e do vice-reitor no exercício do cargo de reitor da Univates, Carlos Cândido da Silva Cyrne. A solenidade teve ainda apresentação da Orquestra Jovem do Sesi, da segunda prenda da Juventude do Rio Grande do Sul, Nathália Yasmin Gregoski; e de Luísa Barbosa, conhecida por ser finalista do reality show The Voice Kids.

Em sua fala, Cyrne agradeceu às pessoas envolvidas na realização evento, especialmente aos funcionários da Univates. “Nossa aspiração é ser uma Instituição de impacto cultural. Por isso, queremos colocar à disposição de toda a comunidade diferentes eventos que nos permitam alcançar essa proposta. Receber a Cirandas das Prendas quando completamos 50 anos é ter presente que o tempo não é, por si só, o que precisamos contar. Mas, sim, as realizações de quando vivemos bem”, disse ele.

Callegaro também destacou o ótimo trabalhos dos funcionários da Univates envolvidos nas atividades do evento. ‘Eles são exemplos de processo educacional que universidade desenvolve. Estar aqui também nos remete ao nosso tempo de Universidade. Saber que muitos jovens vivenciam a universidade nos renova, nos inspira. Hoje é um momento inspirador”, disse ele.

Durante a abertura também foram apresentadas as 73 candidatas ao título de Prenda do RS nas categorias Mirim, Juvenil e Adulta. Houve ainda a entrega de doações de cabelo das prendas da última gestão à Liga de Combate ao Câncer de Lajeado e a leitura da ata que nomeia Lajeado como a sede do MTG durante os dias do evento.

Neste ano, o evento é realizado em Lajeado em função de a  1ª Prenda Adulta do Rio Grande do Sul ser do município. Ao todo, participam 30 Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul.

O sonho da prenda de Bagé

Rafaela Peres Amaro (centro), 17 anos, é de Bagé e concorre pela primeira vez na fase estadual. Para ela, participar do evento é um sonho. “Todas nós, prendas que concorremos, temos como expectativa chegar à Ciranda Cultural”, afirma ela. Como a primeira e a segunda prenda não puderam participar da etapa estadual, Rafaela assumiu a responsabilidade pela regional e iniciou sua preparação em janeiro de 2019. “Pude me preparar, mas não como eu queria. Só do fato de eu ter chegado até aqui carregando um título de terceira prenda juvenil já é um feito muito grande pra mim”, avaliou ela.

Acompanhando Rafaela, a mãe da prenda, Adriana (à esquerda na foto), começou a participar do Movimento por causa da filha e hoje e hoje é responsável por desenvolver um trabalho com a Invernada Juvenil. “O trabalho das prendas é muito além de um título. Quem realmente se envolve, no momento em que retirar a faixa, seguirá trabalhando e dando sua contribuição para o Movimento”, pondera a mãe.

Programação

As atividades da Ciranda de Prendas iniciaram na Univates na manhã da sexta-feira, 17, quando houve a mostra folclórica no Complexo Esportivo. Com o tema Bonecas e sua lúdica, as 73 candidatas das três categorias estudaram sobre o assunto e expuseram a sua pesquisa. Já no sábado, dia 18, a programação é formada por apresentações artísticas. Além da programação, as candidatas realizam provas oral e escrita que contemplam questões sobre história, geografia, tradição, folclore e tradicionalismo do Rio Grande do Sul. O encerramento ocorre com um fandango no Clube Tiro e Caça.

Mais de seis mil pessoas circulam pelo campus no final de semana

Além da 49ª edição do Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul, que reúne cerca de 4 mil pessoas, outros dois eventos movimentam o campus neste final de semana.

No sábado, dia 18, das 8h às 12h, como sequência das atividades iniciadas em fevereiro, o Congresso Internacional de Educação da Univates traz para o campus mais 1,2 mil professores da rede básica de educação de todo o Vale do Taquari para cursos e workshops.

O domingo, dia 19, será reservado à prática esportiva, com a realização da etapa de Lajeado do  Circuito Sesc de Corridas. O evento, que tem atividades que acontecem no Estádio Olímpico, é uma parceria da Instituição com o Sistema Fecomércio-RS/Sesc. Estima-se a presença de cerca de 400 corredores.