Projetos de Extensão do Programa de Ciências Exatas e Engenharias da Univates realizam atividades on-line para alunos da Educação Básica

Postado as 09/06/2020 10:14:56

Por Júlia Amaral

Devido à pandemia do Covid-19, escolas estão com as aulas suspensas, e estudantes e professores estão em suas casas se adaptando ao cenário de aprendizado de forma on-line. Nesse período, docentes e bolsistas dos sete Projetos de Extensão que fazem parte do Programa de Ciências Exatas e Engenharias da Universidade do Vale do Taquari - Univates organizam ações virtualizadas que acontecem semanalmente pelo Google Meet e são enviadas aos alunos da Educação Básica do Vale do Taquari. São dois tipos de atividades: oficinas síncronas e materiais assíncronos que apoiam o processo de aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento.

Inicialmente, foi enviado um formulário para as escolas, para identificar quais materiais e oficinas seriam importantes para os alunos. A primeira experiência aconteceu no dia 20 de maio, e contou com a presença de 29 estudantes.

“Nossa primeira oficina foi intitulada ‘Aprendendo a Programar com o Scratch - Nível 1’. Ela foi realizada de forma totalmente síncrona, utilizando o Scratch on-line para que os estudantes pudessem acessar facilmente a ferramenta em suas casas, sem precisar instalá-la”, conta a professora Maria Claudete Schorr, coordenadora do programa. Nessa primeira oficina, os estudantes construíram jogos e animações usando os recursos básicos do Scratch. Conforme a professora, os participantes se mostraram interessados, fazendo perguntas e elogiando a iniciativa. Na semana seguinte, a oficina foi de criação de Vídeos, e teve a participação de 58 estudantes.

Acervo pessoal de Sheila

A estudante de Engenharia Civil da Univates Sheila dos Santos Dresch participa de projetos de extensão desde 2018. Ela conta que sente saudades das oficinas presenciais, já que o convívios com os alunos se tornou valioso em sua rotina. Mas o trabalho que segue sendo realizado de forma remota é igualmente importante para ela. “Eu levo os conhecimentos da lógica de programação para os estudantes por videoconferência. Saber que estou ajudando as crianças a se desenvolverem e conhecerem uma alternativa de atividade que podem fazer em casa é muito satisfatório. A importância desse projeto para mim é gigantesca. Além de me fazer bem profissionalmente, faz muito bem para minha autoestima, satisfação e aprendizagem. O desenvolvimento e o conhecimento que a Extensão gera nos que nela estão envolvidos são únicos e de extrema importância”, ressalta.

Gustavo da Silva Melo é estudante de Arquitetura e Urbanismo da Univates e faz parte dos projetos de extensão das Ciências Exatas e Engenharias há três anos e agora participa da ação com as escolas de Educação Básica. Para ele, participar dos projetos é uma forma de estar mais próximo da comunidade. “O que me fez querer participar do projeto como bolsista foram certamente as experiências ‘extrauniversidade’, e a possibilidade de estar em contato direto com a comunidade contribuindo para o diálogo de conhecimento que se estabelece nas ações extensionistas”, conta. Para saber mais sobre os projetos de extensão da Univates, basta acessar univates.br/extensao/projetos-de-extensao