Número de vagas divulgadas pela Central de Carreiras retoma crescimento após redução causada pela pandemia

Postado as 06/07/2020 10:02:57

Por Júlia Amaral

Por meio da Central de Carreiras da Univates, alunos e diplomados da Instituição podem se candidatar para vagas de emprego sem sair de casa, uma vantagem diante do cenário de isolamento social causado pela pandemia de coronavírus. Em abril, o número de vagas divulgadas teve redução de 72% em comparação ao mês anterior. Dois meses depois, os números voltaram a crescer, chegando a 94 vagas divulgadas em junho e mais de 1.200 candidaturas. Só no primeiro semestre de 2020, a Central de Carreiras divulgou mais de 770 vagas, incluindo bolsas de pesquisa na Univates, resultando na média de 4,25 vagas por dia.

Nicole Morás

Para Tiago Hünemeier, moderador da Plataforma de Carreira, apesar da queda no número de vagas durante a pandemia, a Plataforma se mostrou uma ferramenta muito útil nesse período. “Considerando ainda que não são feitas apenas divulgações de vagas, mas também há diversos serviços na área de carreiras para os alunos e diplomados da Instituição”, pontua. Oportunidades de emprego na área administrativa estão sempre entre as mais divulgadas. Entretanto, neste ano, as vagas na área da saúde também se destacaram: desde janeiro, foram 16 vagas para Técnicos em Enfermagem e 12 para Farmacêuticos e Farmacêutico Hospitalar.

Para estudantes e diplomados que queiram cadastrar seu currículo ou portfólio na Plataforma de Carreira, existe um manual, no site univates.br/servicos/carreiras, que explica o passo a passo desse processo. Da mesma forma, empresas interessadas em cadastrar vagas também podem encontrar o manual no site.

Central de Carreiras lança Programa de Mentoria para Diplomados

Foi lançado em junho o Programa de Mentoria, que tem como objetivo aproximar o ensino e o mercado de trabalho por meio de diplomados pela Univates. A iniciativa objetiva que profissionais formados pela Instituição auxiliem estudantes que estão com dúvidas sobre a carreira profissional. O serviço estará disponível para estudantes no segundo semestre deste ano, por meio da Plataforma de Carreira.