Lucas George Wendt

Projeto de Extensão da Univates realiza oficinas para escolas da Educação Básica de outros estados brasileiros

Postado as 14/10/2021 15:01:23

Por Kástenes Casali

A Universidade do Vale do Taquari- Univates por meio do projeto de extensão Planetário Univates: divulgação científica e Astronomia ao alcance de todos, tem proporcionado oficinas de forma remota para a escola Ar Livre do município de Divinópolis, no estado de Minas Gerais (MG) e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Carmelo Mendes da Silva, na cidade de Canaã dos Carajás no estado do Pará (PA).

A escola de Divinópolis (MG) soube das atividades do planetário da Univates por meio da cartilha da Associação Brasileira de Planetários (ABP), ao qual o projeto é filiado desde 2018. Já a EMEF localizada em Canaã dos Carajás (PA) conheceu as ações por meio do perfil do planetário do Instagram.

Segundo a coordenadora do projeto Andréia Spessatto de Maman, de fevereiro até dia 7 de outubro o planetário da Univates atendeu cerca de 1500 estudantes de escolas públicas e privadas com diversas atividades online, abrangendo 26 escolas e 17 municípios nos estados do Rio Grande do Sul (RS), Pará (PA) e Minas Gerais (MG). ”A adaptação das oficinas para a modalidade remota ampliou significativamente o alcance do nosso planetário”, explica Andreia.

Conforme De Maman, temas relacionados à Astronomia contribuem e aprimoram a educação científica de estudantes da Educação Básica. Para ela, as ações virtuais promovidas durante este ano, como a comemoração de 7 anos do projeto em abril transmitida pelo Youtube, integrar eventos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o III Encontro de Ensino de Astronomia do Oeste Catarinense promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) durante este ano, fez com que o projeto alcançasse outros estados.

Nas oficinas para estudantes da Escola Básica, os assuntos geralmente estão relacionados aos temas de Astronomia que as turmas estão trabalhando, como estrutura e composição do Sistema Solar, fases da Lua e eclipses, solstícios e equinócios, observação do céu noturno (com software específico) e fusos horários são os temas mais solicitados.

Mais informações podem ser obtidas pelo email planetario@univates.br.

Lucas George Wendt

Sobre o planetário

O projeto é coordenado pela docente Andréia Spessatto de Maman desde 2019, mas ela integra o planetário desde sua fundação em 2014. O planetário objetiva explorar e divulgar assuntos relacionados à Astronomia, o projeto realiza oficinas, sessões de observação do céu com telescópio e sessão de projeção por meio de um planetário móvel, que representa o céu terrestre com auxílio de uma lente e projeta objetos celestes em forma de cúpula, numa perspectiva tridimensional.

Logo ods