Univates recebe comitiva de representantes de universidade norueguesa

Postado as 10/12/2021 15:25:12

Por Nicole Morás

A Univates recebeu, entre os dias 07 e 09 de dezembro, os professores da Escola de Negócios da University of South-Eastern (USN), Eivind Fauskanger e Jan Velvin. Além de conhecer a estrutura da Universidade, eles buscaram oportunidades de estreitar os laços de cooperação entre as Instituições e a realização de projetos compartilhados.

Nicole Morás

Entre as atividades, os professores noruegueses conheceram as instalações da Instituição como Teatro Univates, Biblioteca, salas temáticas e Tecnovates. Eles também participaram de reuniões com o Escritório de Relações Internacionais (ERI) e professores das áreas de Gestão, Engenharias e Design; e estiveram reunidos com a Reitoria na última quinta-feira, 9. Na ocasião, Fauskanger e Velvin apresentaram a USN e comentaram sobre iniciativas realizadas na universidade norueguesa que se conectam com ações da Univates e poderiam ser potencializadas.

Nicole Morás

Conforme a gestora do ERI, Viviane Bischoff, os professores elogiaram muito o Estúdio de Criação, do Aula+, em que os estudantes dos cursos presenciais de graduação têm atividades interdisciplinares e práticas. “É muito animador para a Univates receber a comitiva e retomar as visitas internacionais após um período desafiador de pandemia. Eles visitaram a PUC-Rio também, ou seja, somos as duas instituições de ensino brasileiras de interesse deles. Todos os níveis de ensino são gratuitos lá e teremos oportunidade de enviar alunos para mestrados e doutorados que são remunerados, ou seja, o aluno recebe para estudar e ainda ganha visto permanente no país”, explicou Viviane, acrescentando que no próximo semestre a Univates enviará o seu primeiro estudante para a USN.

Viviane acrescentou que a University of South-Eastern é a quinta melhor instituição da Noruega e é uma universidade muito internacionalizada, tanto que a língua oficial em reuniões é o inglês, e não o norueguês. Essa é a segunda visita de representantes da USN à Univates. A primeira foi em 2019 e desde então as universidades analisam a possibilidade de estágio para estudantes noruegueses em Lajeado.