Lucas George Wendt

Estruturas arrojadas e os desafios do projetista

Postado as 22/07/2022 08:41:06

Por Rebeca Jéssica Schmitz

O Vale do Taquari é uma região em pleno desenvolvimento, tendo como referência o município de Lajeado, que abriga diversas indústrias de referência no País. O nicho da construção civil não é diferente: com a retomada do crescimento nessa área, verificam-se diversas obras e projetos arrojados em execução.

Em se tratando de edifícios, o principal exemplo local é o Residencial São Cristóvão, atualmente em fase de execução, projetado para ter 38 pavimentos. Além dele, existem outros edifícios que se destacam pela altura, esbeltez e vãos livres. Mas não são apenas os edifícios que se destacam. A existência de condomínios de alto padrão tem impulsionado o desenvolvimento de projetos arquitetônicos cada vez mais desafiadores no ramo das residências unifamiliares.

Diante desse avanço nos projetos arquitetônicos, os projetos hidrossanitário, elétrico, PPCI (Projeto de Prevenção Contra Incêndio) e estrutural e a execução precisam atender a todas as demandas impostas pela arquitetura.

Nos projetos, pode-se destacar o projeto estrutural com peculiar complexidade. O projeto da estrutura deve garantir segurança à edificação, mas vai muito além disso. É necessário moldar a estrutura dentro da arquitetura projetada, garantindo estabilidade e também economia ao projeto. Nesse sentido, os profissionais podem contar com softwares para auxiliar no processo, garantindo todas essas premissas ao projeto estrutural.

Acervo pessoal

Rebeca Jéssica Schmitz

Com isso, os profissionais que projetam as estruturas, comumente graduados em Engenharia Civil ou Arquitetura e Urbanismo, precisam se qualificar para conseguir atender a essas necessidades. O projetista precisa conhecer muito bem a teoria que rege o comportamento das estruturas e dos materiais, sabendo aplicá-la na prática projetual. Além disso, deve dominar o uso de um software que trará agilidade ao seu dia a dia.

Nesse ponto, é importantíssimo destacar que nenhum software realiza o projeto de forma automática. O software é apenas um instrumento para agilizar a realização dos cálculos e simulações. Mesmo em um mundo em que os softwares são indispensáveis, o papel do projetista de estruturas se mantém muito importante e essencial para a segurança e economia na execução das edificações.

Possibilidade de qualificação

Percebe-se a grande responsabilidade que ronda a vida desse profissional e, por isso, a necessidade de ele ter conhecimento aprofundado na área em que atua. Atenta aos desafios dos profissionais do Vale do Taquari diante da demanda de projetos estruturais cada vez mais arrojados, a Univates lançou um curso de pós-graduação lato sensu na área.

O curso de Especialização em Estruturas de Concreto Armado e Protendido tem a proposta de qualificar os profissionais que trabalham com projeto de estruturas de concreto. Nesse sentido, as aulas trazem toda bagagem teórica necessária, juntamente com a aplicação da teoria por meio da prática.

Somado a isso, o estudante irá desenvolver projetos de estruturas no software TQS durante todo o período do curso. Esses projetos serão assessorados por professores com ampla vivência na área de estruturas em concreto armado, pré-fabricado e protendido. Os professores, de diversas regiões do Brasil, irão compartilhar suas experiências e agregar ainda mais no aprendizado dos estudantes.

O curso está com inscrições abertas, que podem ser feitas pelo site univates.br/especializacao, no qual também é possível encontrar mais informações. As aulas iniciam em agosto de 2022.

Logo ods