Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Planetário da Univates é o único do Brasil selecionado para ação internacional comemorativa ao centenário dos planetários

Postado as 11/05/2023 07:55:37

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

 

Em 2024 o Planetário Móvel da Universidade do Vale do Taquari - Univates completará uma década de ações de popularização da Astronomia. Desde o início de seu funcionamento, em abril de 2014, já atendeu mais de 17 mil pessoas, em sessões em diferentes espaços formais e não formais. Em torno de 67% deste público foi atendido em itinerâncias, ou seja, em atividades nas quais o Planetário foi ao encontro de instituições de ensino. São 138 escolas de 41 municípios distintos e de três estados do Brasil atendidas.

Em razão da relevância dos planetários - e, neste caso, do Planetário da Univates - para o ensino de Astronomia e de Física na região do Vale do Taquari, a equipe candidatou o Planetário da Univates para participar de uma ação global intitulada Centennial of the Planetarium. A ação é organizada pelo Gesellschaft Deutschsprachiger Planetarien eV (GDP) (Sociedade dos Planetários de Língua Alemã eV - GDP) e pela International Planetarium Society (Sociedade Internacional dos Planetários), tem como patrono o Presidente da República Federal da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, e será realizada ao longo de 2024. 

Astronomia ao alcance de todos é objetivo de projeto de extensão da Univates

Reprodução/Centennial of the Planetarium

Participação do Brasil 

Com o Planetário da Univates tendo sido selecionado como o único do País, o Brasil se integra à celebração internacional com uma série de atividades a serem realizadas em 2024. O ciclo de ações científico-culturais começará a partir de abril de 2024 e se estenderá ao longo do ano. 

As atividades visam a integrar escolas, astrônomos amadores, instituições de educação não formal, planetários parceiros e comunidade em geral. Sobretudo, visa a dar visibilidade regional à parceria profícua entre o Planetário Móvel da Univates e a Associação Brasileira de Planetários (ABP). 

Como ocorrerá a participação da Univates no Centenário dos Planetários

a) produção de exposição própria com astrofotografias de astrônomos amadores integrantes do Clube de Astrônomos Amadores do Vale do Taquari. A primeira edição da exposição ocorrerá por ocasião do aniversário de 10 anos do Planetário da Univates, em espaço a ser definido. Posteriormente, o formato de exibição mudará, sendo realizada uma exposição permanente e itinerante em diferentes locais; 

b) simultaneamente, serão promovidas sessões festivas de observação do céu, no planetário móvel da Univates, previamente agendadas pelas escolas, a partir de abril de 2024. No mesmo mês, ainda, está prevista a realização da exposição temática Itinerante de Astronomia em parceria com o projeto Planetários do Sul (liderado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Ufrgs);

Isabel Pavan

c) evento em comemoração aos 10 anos do Planetário da Univates, com as seguintes atividades: 1) Sessão de abertura, com representantes da Universidade, Clube dos Astrônomos Amadores do Vale do Taquari e ABP; 2) Roda de conversa com astrônomos amadores e professor(es) da área da Educação em Astronomia; 3) Palestra realizada por um integrante da diretoria da ABP sobre as contribuições dos planetários para o Ensino de Astronomia: retrospectivas e o futuro. Para finalizar, em outro turno, será promovido um minicurso voltado a professores sobre Astronomia observacional para a Educação Básica, ministrado por um professor com expertise no tema; 

d) ao longo de 2024, entre maio e novembro, com financiamento próprio, a quarta proposta que o projeto aprovou é da promoção de Mostras Científicas Itinerantes em escolas da Educação Básica, com sessões de planetário e exposições. 

Para mais informações, contate planetario@univates.br. 

Ana Amélia Ritt

“Em síntese, este conjunto de ações visa fortalecer os laços entre os distintos atores que promovem a popularização e o Ensino de Astronomia. Especialmente, serão momentos para marcar a história local do planetário, inserido no contexto global dos planetários”, destaca a docente Sônia Elisa Marchi Gonzatti, uma das responsáveis pela implementação do Planetário da Univates. Atualmente o projeto é coordenado pela docente Andréia Spessatto De Maman. 

Saiba mais sobre os planetários

O ano de 2023 é um ano especial – o planetário enquanto recurso de promoção do conhecimento científico fará 100 anos. Em 1923 uma equipe da empresa Carl Zeiss completou o primeiro planetário baseado em projeção óptico-mecânica de luz em Jena, na Alemanha. 

Planetários são instalações que simulam o céu noturno em um domo usando projetores de estrelas e outros equipamentos audiovisuais para proporcionar uma experiência educacional imersiva e interativa sobre astronomia e ciências espaciais para o público. 

Durante o centenário, planetários em todo o mundo promovem atividades e eventos especiais para celebrar e destacar a importância dessas instituições na divulgação do conhecimento científico. O objetivo é inspirar e educar o público sobre as maravilhas do universo e o papel da ciência na compreensão de nossas origens e de nosso lugar no cosmos.

Mais novidades 

O Planetário da Univates também foi recentemente contemplado em um edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com o valor, previsto para ser disponibilizado até 2024, a equipe do Planetário projeta melhorias na infraestrutura por meio da aquisição de um planetário móvel novo e de um planetário digital, com vistas à ampliação das ações relacionadas à divulgação da Astronomia e Física. 

Logo ods