Projeto Capacete Rosa forma primeira turma de auxiliares para construção civil

Postado as 29/05/2023 17:10:27

Por Natalia Nissen

Uma cerimônia realizada na noite de sábado, 27, no auditório do Prédio 7 da Universidade do Vale do Taquari - Univates, marcou a formatura de 11 mulheres que participaram do projeto Capacete Rosa. A iniciativa da Associação Marines, de Lajeado, certificou as moradoras do bairro Santo Antônio no curso de qualificação para o mercado de trabalho da construção civil. A partir de agora, elas podem atuar como auxiliares de pedreiros e realizar reparos nas próprias residências.

A Univates é parceira do projeto por meio do curso de Arquitetura e Urbanismo e dos projetos de extensão Semeia-Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau) e Habitar Bem. No final do ano passado, com a parceria firmada, as aulas teóricas e práticas passaram a acontecer na Univates.

Pietra Darde

A professora Fernanda Storck Pinheiro, vice-reitora e pró-reitora de Ensino da Univates, participou da solenidade e afirmou que a Instituição se orgulha do movimento e da aposta que as alunas fizeram ao participar do curso. "Vocês escolheram investir na profissão. E uma mulher que tem uma escolha profissional tem poder de decisão sobre sua vida. Cada uma de vocês sabe o que passou para chegar até aqui. Por isso, o momento é de celebração", declarou.

Carine Bagestan, assistente social voluntária e cofundadora da Associação Marines, comentou sobre o contexto de vulnerabilidade em que as mulheres estão inseridas e que a conclusão do curso representa um potencial de transformação social. "Vocês acreditaram, se dedicaram e enxergaram a potência que têm dentro de si. Vocês podem ir aonde quiserem e são protagonistas de suas próprias vidas", destacou.

As formandas usaram togas e, em ato simbólico, receberam o capacete rosa no momento da entrega do certificado. Após a cerimônia, elas recepcionaram os amigos e familiares em uma festa organizada com apoio de parceiros da Associação Marines e do projeto.

Logo ods-10