Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Reprodução/Unsplash

Gestão sustentável e a sua relevância para as organizações

Postado as 29/06/2023 10:49:20

Por Andrés Esteban Esguerra Ochoa

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Artigo escrito em colaboração com o professor doutor Marlon Dalmoro/PPGSAS 

No mundo empresarial se tem visto a necessidade de mudar a visão de como se fazem as coisas. Isso ocorre porque nestes últimos anos teve início uma preocupação com a sustentabilidade e os impactos das ações humanas no meio ambiente, devido ao fato de os processos produtivos consumirem recursos não renováveis e serem responsáveis pela geração de resíduos e de poluentes que degradam o meio ambiente. 

Por isso, atualmente as empresas devem se esforçar para investir na gestão sustentável, investir em tecnologias mais limpas e criar uma nova cultura de produtividade. No entanto, para que a mudança aconteça, deve existir uma mudança de postura na governança das empresas que se estenda a todos os colaboradores.

 

O que é gestão sustentável?

Gestão sustentável é um modelo de gestão empresarial e consiste na incorporação das dimensões ambiental e social como elemento balizador do planejamento, ações e decisões na gestão empresarial. Ela tem se tornado uma necessidade na gestão contemporânea em razão de obrigações legais, pressão da sociedade em prol de ações corporativas mais sustentáveis e a preocupação de gestores em adotarem práticas capazes de reduzir o impacto ambiental e promover benefícios sociais.

Que benefícios tem a gestão sustentável?

Podemos assim dizer que a gestão sustentável adiciona mais dois pilares na gestão. Visto que a empresa passa a ser administrada visando a gerar resultados econômicos, mas agora, com a implementação da gestão sustentável, também poderia ser vista pelos benefícios sociais e pela redução de impactos ambientais que suas ações eventualmente possam gerar. Existem profissionais que creem que a gestão sustentável limita a produtividade, mas isto não é assim. A sustentabilidade é uma forma de reavaliar a relação entre negócio, mercado e sociedade. Para tanto, procuram-se estratégias e processos que fazem mais sentido em uma nova realidade que todos estamos construindo ou queremos construir: a de preocupação crescente com o meio ambiente, sem esquecer a dimensão econômica. 

A gestão sustentável resulta em benefícios: 

Primeiro no próprio negócio, uma vez que fortalece a marca e atrai investidores, e também pode reduzir custos de produção;

Para a sociedade, visto que a empresa passa a atuar como um agente de mudança social; 

Por último, para o meio ambiente: já que diminui o uso de recursos naturais e a geração de resíduos e reduz os impactos ambientais das atividades da organização.

Reprodução/Unsplash

Como fazer uma gestão sustentável?

A gestão sustentável torna-se assim um instrumento que visa a fazer com que a empresa cresça sem comprometer o meio ambiente e o meio social em que ela está inserida. Para isso, a gestão sustentável está diretamente relacionada às práticas e orientações da ESG (Environmental, Social and Governance), ou seja:

Aspectos ambientais: iniciativas que utilizam algum recurso natural e as ações de redução do impacto ambiental, como redução de poluição, reflorestamento, reciclagem, entre outros; 

Aspectos sociais: ações internas e externas da empresa com fins sociais, como políticas de diversidade e inclusão e de proteção dos direitos humanos;

Aspectos de governança: conjunto de políticas da empresa que visam a garantir que os aspectos sociais e ambientais vão ser respeitados frente aos aspectos econômicos, como, por exemplo, políticas de compliance, auditoria, compromissos éticos e transparência.

O tema da ESG é aprofundado mais em artigo escrito em conjunto com a professora doutora Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar, do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis: O que é a ESG e qual é a sua importância para as empresas?

Outro elemento que guia a gestão sustentável são os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU. Existem objetivos específicos que servem como um guia para fazer gestão sustentável, por exemplo: 

9. Indústria, inovação e infraestrutura. “Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação”.

12. Consumo e produção responsáveis. Que é: “Garantir padrões de consumo e de produção sustentável”.

15. Vida terrestre. Que diz: “Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade”.

Gestão sustentável é o mesmo que gestão ambiental?

É importante mencionar a diferença entre gestão sustentável e gestão ambiental. A gestão ambiental está associada a todas as ações orquestradas da operação da empresa, com aspectos que podem gerar impactos positivos ou negativos na natureza, como gestão de resíduos, políticas e ações de logística reversa, tratamento de efluentes, entre outros. A gestão sustentável vai além da gestão ambiental, ela conecta a empresa com a sociedade e com a noção de que todos — incluindo a própria empresa — são responsáveis pela redução do impacto ambiental e pela necessidade de firmar um compromisso coletivo com a preservação do planeta. 

 

Referências 

1) Gestão sustentável: o que é e como fazer — Gestão sustentável: o que é e como fazer

2) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável — ONU — Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | As Nações Unidas no Brasil

 

Logo ods