Estudantes contemplados com bolsas de estudo se prepararam para iniciar o semestre letivo

Postado as 17/07/2023 13:54:22

Por Natalia Nissen

Na próxima semana inicia oficialmente o segundo semestre letivo da Universidade do Vale do Taquari - Univates. O momento também marca o começo de uma nova rotina para os alunos que foram contemplados com bolsas de estudo no processo seletivo de inverno. No total, foram concedidas cinco bolsas de estudo para alunos de cursos técnicos; cinco para estudantes de graduação presencial e cinco para estudantes de graduação a distância (EAD).

Igor Heineck Ouriques tem 19 anos e foi aprovado para o curso de graduação em Engenharia de Software. Atleta de ginástica de trampolim, viu na oportunidade de iniciar o curso de forma gratuita a possibilidade de continuar treinando pela Associação Desportiva e Cultural dos Vales (Adesva) sem precisar mudar de cidade para estudar.

Escolhi Engenharia de Software porque sempre me interessei bastante pela área de Tecnologia da Informação. Sempre gostei de pesquisar sobre jogos de computador, quais as funções dos componentes no computador e como funciona um site na internet. Então, para poder continuar treinando aqui, pensei em aproveitar esse período fazendo um curso de graduação.
Igor Heineck Ouriques, estudante de Engenharia de Software.

Já Anna Gabriela Walker Winhelmann, 17 anos, é aluna do terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Médio Gomes Freire de Andrade, de Teutônia, e irá cursar o Técnico em Modelagem do Vestuário na Univates. A jovem conta que ficou sabendo da oportunidade de ganhar uma bolsa enquanto ouvia a programação da Rádio Univates FM 95.1 e, como se dedica bastante aos estudos, acreditou que teria chances de se destacar no processo seletivo.

“Eu tenho interesse em fazer uma faculdade na área de história, sociologia ou filosofia. Mas o técnico é mais voltado para o mercado de trabalho e também gosto muito de artes. Então, o curso Técnico em Modelagem do Vestuário foi a opção com a qual mais me identifiquei. Entendo que é uma possibilidade de aprender algo legal para poder trabalhar e de ter como me sustentar quando for fazer uma graduação”, explica a estudante.

Anna Gabriela afirma que sua maior expectativa com o início do curso é conhecer pessoas novas e interagir com estudantes com os quais tem interesses em comum. “Quero que seja um lugar onde me sinta acolhida e que possa aprender, mas principalmente onde eu encontre pessoas com as quais me identifico”, observa.

Últimos dias de inscrições

Quem ainda não participou do processo seletivo, mas quer ingressar em um curso de graduação presencial ou a distância ainda neste semestre pode realizar a inscrição gratuitamente no site univates.br/vestibular e escolher uma das formas de ingresso disponíveis.

Para iniciar um curso técnico na Univates, não é necessário realizar prova. O estudante pode fazer o curso enquanto está no Ensino Médio ou após a conclusão deste. Apenas o Técnico em Radiologia exige Ensino Médio concluído e idade mínima de 18 anos. As inscrições podem ser realizadas no site univates.br/cursostecnicos

Mais informações sobre ingresso e processo seletivo podem ser obtidas pelo WhatsApp (51) 3714-7043 ou pelo e-mail vemprauni@univates.br.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-10