Comung realiza agendas em Porto Alegre

Postado as 19/10/2023 09:37:18

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Divulgação

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) está realizando uma série de reuniões e encontros estratégicos nos dias 18 e 19 de outubro em Porto Alegre.  No começo de outubro, os reitores da Universidades que integram o Consórcio também participaram de encontros em Brasília, como parte de uma agenda para fortalecer a compreensão pública sobre o impacto e a importância das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) no Brasil.

A pauta na Assembleia Legislativa foi a Campanha Meio por cento já - as lideranças do Ensino Superior do Rio Grande do Sul buscam alertar o governo estadual para a necessidade da aplicação de recursos definidos em lei (especificamente no Art. 201, parágrafo 3º da Constituição Estadual do RS) de destinar 0,5% da receita líquida de impostos próprios para a Educação Superior (pública e comunitária).

Participaram dos encontros em Porto Alegre na quarta, 18

Reitor Rafael Frederico Henn, Unisc – Presidente do Comung

Reitor Cleber Prodanov, Feevale – 1º Vice-Presidente do Comung

Reitora Bernadete Maria Dalmolin, UPF - 2ª Vice-Presidente do Comung

Reitora Cátia Maria Nehring, Unijuí – Tesoureira do Comung

Reitor Gelson Leonardo Rech, UCS – Secretário do Comung

Reitor Arnaldo Nogaro, URI – Conselho Fiscal do Comung

Reitora Evania Schneider, Univates

Chefe de Gabinete Prof. Tiago Ricciardi Lopes, Unisinos

Decano da Escola de Direito, Prof. Miguel Tedesco Wedy, Unisinos

Prof. Renaldo Vieira de Souza, Chefe de Gabinete, Unilasalle

Divulgação

Quarta-feira, 18 de outubro

O evento teve início às 8h40min no 11º andar da Assembleia Legislativa (AL) com uma reunião com o deputado Guilherme Pasin (PP), onde temas educacionais e estratégias de colaboração guiaram a pauta. Às 9h, no Auditório Dante Barone da AL, aconteceu o “Ato de encerramento do Movimento Todos Pela Educação" , seguido pela apresentação do Marco Legal da Educação.  Logo após o ato, às 10h, no 7º andar da AL, aconteceu uma reunião com a vice-presidente da AL, deputada Delegada Nadine (PSDB), em que questões estratégicas foram discutidas.

À tarde, às 13h30min, no 5º andar da AL, a agenda do Consórcio contemplou um encontro com a bancada do PDT, visando o fortalecimento das relações com partidos políticos e atores-chave na esfera legislativa. Às 14h15min, na AL, reuniões individuais foram realizadas em dois locais diferentes: no 1º andar (sala 103), com o deputado Professor. Bonatto (PSDB), e no 11º andar (sala 1102), com o deputado Issur Koch (PP).

Esses encontros foram oportunidades para aprofundar estratégias e ações conjuntas. Às 15h, no Plenarinho do 2º andar da AL, aconteceu o encontro com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin (MDB). Às 15h30min, no 1º andar da AL (sala da bancada), houve uma reunião com a bancada do PT, estreitando laços com representantes políticos fundamentais para a promoção da educação de qualidade. Os trabalhos do dia foram encerrados às 16h no 12º andar da AL, com a deputada Bruna Rodrigues (PCdoB).

Quinta-feira, 19 de outubro

A agenda do Comung continuou com uma reunião estratégica marcada para às 10h30min na sede do Banrisul (R. Caldas Júnior, 108 - 4º andar - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90010-260). O encontro foi com o Presidente do Banrisul, Fernando Lemos, e teve como pauta o "alongamento de financiamentos com carência", um tópico relevante para as instituições de ensino.

Logo ods