Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Professora da Univates destaca impactos psicológicos das enchentes no Vale em publicação no The Lancet Psychiatry

Postado as 25/01/2024 11:50:31

Por Redação Univates

Divulgação/Univates

As recentes enchentes de setembro e novembro de 2023 na região do Vale do Taquari causaram impactos físicos e materiais, mas também revelaram consequências na saúde mental dos indivíduos e das comunidades afetadas. 

Em um estudo conjunto, as professoras Joana Bücker, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, e Letícia Sanguinetti Czepielewski, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), examinaram os efeitos emocionais e psicológicos desses desastres naturais. 

O texto, que pode ser acessado, em inglês, aqui, foi publicado na The Lancet Psychiatry. A publicação científica é uma das mais prestigiadas das áreas da Psiquiatria e da Psicologia. Joana atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) e Letícia é pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da UFRGS. 

O estudo idealizado pelas pesquisadoras apontou a ligação entre as enchentes, que deixaram milhares desabrigados e resultaram em perdas humanas, e o impacto direto na saúde mental das pessoas na região. O texto das docentes destaca como a falta de um plano estratégico de intervenção em saúde mental para lidar com desastres naturais dessa magnitude agravou a situação, ressaltando a necessidade de medidas preventivas e de suporte.

As pesquisadoras enfatizaram a importância de intervenções imediatas e coordenadas para oferecer suporte psicossocial às vítimas de eventos desse tipo e magnitude, desde os primeiros socorros psicológicos até protocolos de longo prazo. 

Além disso, salientaram a necessidade de capacitar profissionais de saúde em áreas propensas a catástrofes naturais para fornecer apoio psicológico e implementar diretrizes baseadas em evidências para promover a saúde mental da população eventualmente afetada.

-

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods