Lucas George Wendt

Univates reduz emissão de mais de 270 toneladas de Gases do Efeito Estufa em 2023

Postado as 29/04/2024 10:59:57

Por Natalia Nissen

A Fundação Univates recebeu a Certificação de Uso de Energia Renovável, concedida pela Mercatto Energia. A certificação está relacionada ao empenho da Instituição para redução da emissão de gases do efeito estufa (GEE) por meio da utilização de energia limpa gerada a partir de fontes renováveis e para contribuir para o desenvolvimento de uma matriz energética mais sustentável no país.

Segundo a Mercatto Energia, a Univates reduziu a emissão de gases em 276,685 toneladas de CO2 equivalente entre janeiro e dezembro de 2023. O “dióxido de carbono equivalente” é uma medida padrão internacional de quantidade de GEE, como o dióxido de carbono (CO2) e o metano. A redução deste volume de emissões equivale ao plantio de 1.976 árvores.

Para contabilizar o resultado, a mercatto Energia utiliza a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol. O protocolo é usado por empresas e governos em todo o mundo e atende ao padrão ISO 14064 e à metodologia de quantificação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Na Univates, a compra de energia proveniente de fontes renováveis é uma forma de reduzir a geração dos gases do efeito estufa, assim como o consumo de energia solar gerada a partir da usina solar instalada no campus ainda em 2015, junto ao Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates.

Univates é a universidade mais sustentável do Sul do Brasil

Logo ods-7