
Univates e Università di Bologna, fundada em 1088, firmam convênio para pesquisas arqueológicas e ambientais
Por Lucas George Wendt
|Postado em: 28/11/2025, 13:29:41
A Università di Bologna e o Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento - PPGAD da Universidade do Vale do Taquari - Univates firmaram, no dia 26 de novembro, um convênio de cooperação acadêmica para impulsionar novas frentes de pesquisa arqueológica.
O acordo faz parte das ações de internacionalização de ambas as instituições e abre portas para investigações conjuntas sobre a pré-história no Brasil e na Europa, duas regiões-chave para entender as trajetórias humanas ao longo do Pleistoceno (2,6 milhões a 11.700 anos atrás) e do Holoceno (época geológica atual, iniciada há aproximadamente 11.700 anos).
A parceria tem como figura central a arqueóloga Giulia Marciani, pesquisadora do Dipartimento di Beni Culturali da Università di Bologna. Especialista em tecnologia lítica, Marciani trabalha com análises tipológicas, tecnológicas, unidades de matéria-prima (Raw Material Unit), métodos tecno-funcionais e remontagens, ferramentas fundamentais para reconstruir comportamentos humanos no passado remoto.
Seu foco de pesquisa abrange desde contextos paleolíticos europeus até o estudo do primeiro povoamento do Sul do Brasil, estabelecendo conexões científicas entre continentes e ampliando modelos sobre a dispersão de Homo sapiens.
Atualmente, Marciani integra o projeto ERC Advanced Grant – FIRSTSTEPS – “Our first steps to Europe: Pleistocene Homo sapiens dispersals, adaptations and interactions in South-East Europe”, dedicado a compreender as primeiras movimentações de nossa espécie no sudeste europeu.
Durante sua estada na Univates, Marciani realizou análises especializadas, conheceu a infraestrutura local e visitou o Laboratório de Arqueologia do Museu de Ciências, onde passa a integrar projetos coordenados pelas arqueólogas Fernanda Schneider e Neli Galarce, pesquisadoras do PPGAD.





