
Inscrições para o processo seletivo de Medicina terminam na próxima semana
Por Natalia Nissen
|Postado em: 14/01/2026, 08:28:57
|Atualizado em: 14/01/2026, 08:31:38
Termina no dia 20 de janeiro o prazo de inscrições para participar no processo seletivo do curso de Medicina da Universidade do Vale do Taquari - Univates. São ofertadas 55 vagas para ingresso, no primeiro semestre deste ano, em Lajeado.
Os candidatos devem realizar a inscrição até as 17h de terça-feira, 20, no site univates.br/vestibular/medicina. O resultado da seleção será divulgado até 23 de janeiro.
Para concorrer a uma vaga, os candidatos devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São aceitos os resultados obtidos nos anos de 2019 a 2024. A opção de usar a nota do Enem de 2025 será disponibilizada somente se as notas forem publicadas até o fechamento do prazo de inscrições.
No momento da inscrição, o candidato precisa informar o ano do Enem que será utilizado para a seleção. A informação poderá ser editada caso o candidato tenha obtido nota superior em 2025 e o resultado seja disponibilizado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antes do encerramento do prazo de inscrições.
Clique aqui para ler o edital.
Outras informações sobre o processo seletivo e o curso podem ser obtidas pelo telefone 0800 707 08 09, pelo WhatsApp (51) 3714-7043 ou pelo e-mail vemprauni@univates.br.
Por que estudar Medicina na Univates?
O curso de Medicina da Univates é ofertado no formato presencial e em turno integral, com duração de 6 anos. Um dos diferenciais do bacharelado é a formação humanista, com composição curricular que possibilita a inserção do estudante em espaços de saúde voltados ao atendimento à comunidade desde os primeiros semestres da graduação.
Amanda Dresch conta que escolheu o curso de Medicina de forma natural. Ela chegou a iniciar a graduação em Nutrição, mas, durante as aulas de Anatomia, apaixonou-se pelo estudo do corpo humano.

Quanto mais eu aprendia, mais vontade eu tinha de ir além, de entender melhor como tudo funciona, como as coisas se conectam e como isso impacta a saúde das pessoas. A Medicina me encantou justamente por essa visão mais completa do ser humano e pela possibilidade de cuidar das pessoas de forma mais ampla.
Amanda DreschA forma como o curso é organizado, a formação humanista, o contato com a prática desde o início da formação e a possibilidade de ficar perto da família durante os estudos foram decisivos para a escolha.
"O primeiro semestre foi bem intenso. Cada prova vencida, cada conteúdo que começava a fazer sentido, dava ainda mais certeza de que eu estava no lugar certo. Os professores são muito acessíveis, explicam muito bem e realmente se importam com o aprendizado dos alunos, o que faz toda a diferença", destaca Amanda.

