Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Divulgação

Evento na área da acarologia traz para a Univates, virtualmente, profissionais de renome internacional

Postado as 12/03/2021 13:54:14

Por Lucas George Wendt

A Universidade do Vale do Taquari - Univates tem, dentre as áreas nas quais se destaca pela pesquisa, o campo da acarologia. O trabalho interdisciplinar de bolsistas estudantes de graduação, mestrado e doutorado e de pesquisadores vinculados aos Programas de Pós-Graduação da Universidade colabora para ampliar o conhecimento científico sobre os ácaros e os diferentes aspectos de sua interação com outros animais e plantas. 

Por isso, nesta semana, a Univates sediou o 1º Workshop de Biologia Molecular de Ácaros do Brasil, evento internacional que contou com aproximadamente 600 participantes. Eventos científicos promovem o encontro de pesquisadores e facilitam a comunicação e o compartilhamento de pesquisas entre profissionais. 

O evento teve como objetivo consolidar e expandir a área de estudos em biologia molecular de ácaros no Brasil, reunindo pesquisadores brasileiros e estrangeiros renomados na área - e também aqueles que estão iniciando a carreira. 

Além de inscritos do Brasil, o evento virtual contou com participantes da Argentina, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Índia, Itália, México, República Dominicana e República Tcheca. 

A comissão científica do evento, observa que é necessário ampliar o conhecimento molecular sobre os ácaros para entender como se dá o comportamento destes organismos. O estudo molecular, no caso daqueles organismos que se tornam pragas, por exemplo, permite investigar como desenvolvem resistência a defensivos agrícolas. A análise molecular é uma ferramenta que pode ser utilizada em estudos biológicos, de evolução, aplicados a controle biológico e, também, organismos associados, como fungos e bactérias. 

Aproximação com o mundo

Entre os destaques da programação esteve, na palestra de abertura, a presença da diretora de pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisa Agrícola da França, doutora Maria Navajas. A cientista é considerada uma das pioneiras nas pesquisas biomoleculares com ácaros no mundo todo. 

Do Canadá, participaram, compartilhando conhecimento, os doutores Miodrag Grbic e Vojislava Grbic, que atuam na Western University. Também participou a doutora Marie-Stéphane Tixier, diretora do departamento de Biologia e Ecologia da Montpellier SupAgro, instituição pública francesa dedicada à pesquisa em Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente. 

Pavel Klimov, da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foi um dos palestrantes, assim como Enrico de Lillo, da Universidade de Bari Aldo Moro, da Itália. 

Brasil 

Os doutores Aline Danielle Tassi, Gabriella Dias Arena, Maria Cristina Vitelli Queiroz e Pedro Luis Ramos-González, do Instituto Biológico de São Paulo, também ministraram atividades ao longo do evento. 

O doutor Almir Rogério Pepato compartilhou experiências representando a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Como representante da Embrapa Mandioca e Fruticultura, a pesquisadora doutora Juliana de Freitas-Astúa também se fez presente. 

Da Universidade Estadual do Piauí e da Universidade de Brasília (UnB), respectivamente, as doutoras Maria Andréia Nunes e Renata Santos de Mendonça também palestraram. O Centro de Citricultura Sylvio Moreira, do Instituto Agronômico de Campinas, esteve representado pela doutora Valdenice Moreira Novelli. 

Confira como foi a programação: 

Cada dia da programação abordou um aspecto diferente da biologia molecular de ácaros. 

08/03/2021 - Inovações e ferramentas 

Palestra - Genetic and genomic resources for the study of mites - Overview, trends, and challenges, com Maria Navajas

Palestra - New nanobiomaterial from the silk of mite, com Miodrag Grbic

Oficina n°1 - Acari: primeiros passos para manipular sequências de DNA, com Renata Mendonça

09/03/2021 - Taxonomia integrativa e genética populacional 

Palestra - An integrative approach for advancing the mite system, com Marie-Stéphane Tixier

Palestra - Taxonomia integrativa rastreando a diversidade críptica: ferramentas revelando a delimitação de espécies no gênero Brevipalpus, com Renata Mendonça 

Palestra - Application of molecular data for species delimitation, phylogeography and phylogeny of some lines of Prostigmata, com Almir Pepato

Palestra - Metagenomic analyses of next generation sequencing data with BlobTools and Kraken, com Pavel Klimov

10/03/2021 - Microorganismos 

Oficina n° 2 - Desenho de primers para PCR e qPCR, com Pedro Ramos Gonzales e Gabriella Arena

Sala de Apresentação n° 3 - Apresentações orais

Palestra - Grape erineum strain of Colomerus vitis - finding and notes, com Enrico de Lillo

Palestra - Vírus transmitidos por ácaros Brevipalpus spp, com Juliana Freitas Astúa

Palestra - Interações entre Brevipalpus sp. x VTB, com Aline Tassi

11/03/2021 - Resistência a pesticidas/Controle biológico 

Palestra - Development of new tools against resistant mites, com Vojislava Grbic

Plaestra - Resistência de predadores a pesticidas, com Mario Sato e Maria Cristina Queiroz

Palestra - Ferramentas moleculares para melhorar ou contribuir para o controle aplicado - Aplicação de metagenômica para controle biológico com ácaros predadores, com Denise Navia

Palestra - Perspectivas de RNAi em ácaros, com Maria Andréia Nunes

12/03/2021 - Bioinformática/Proteômica 

Oficina n°3 - Modelagem Comparativa Aplicada a Proteínas de Ácaros, com Luis Fernando Timmers

Palestra - Genômica e transcriptômica de ácaros Brevipalpus, com Valdenice Novelli

Mesa redonda - Perspectivas para o Brasil, com Denise Navia, Mario Sato e Valdenice Novelli

Laboratório da Univates é referência nacional

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do Laboratório de Acarologia, é referência nacional na descrição e identificação de ácaros. Criado em 2003 pelo professor doutor Noeli Juarez Ferla, a estrutura está atualmente instalada no Prédio 21 da Instituição, como parte da estrutura de pesquisa do Parque Científico e Tecnológico Univates, o Tecnovates. Ele é vinculado ao curso de Ciências Biológicas e aos Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), em Biotecnologia (PPGBiotec) e em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS).

Pesquisadores da Univates descobrem novas espécies de ácaros encontradas no Brasil

Pesquisa sobre ácaros objetiva desenvolvimento de um novo produto para diagnóstico de alergia