Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Palestra com Marcia Barbosa abre a programação do Congresso de Ciência, Tecnologia e Conhecimento da Univates

Postado as 29/06/2023 09:59:43

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Andrés Esteban Esguerra Ochoa

Nomeada pela ONU Mulheres como uma das cientistas que moldam o mundo, a física Márcia Cristina Bernardes Barbosa esteve na Universidade do Vale do Taquari - Univates na noite da quarta-feira, 28, para a abertura do VII Congresso de Ciência, Tecnologia e Conhecimento, evento acontece até o dia 30 de junho. A influência científica da pesquisadora a levou a ocupar, atualmente, o cargo de Secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Palestra na Univates

A palestrante abordou aspectos relacionados à importância da ciência, a relação da ciência com o poder e a autoridade do conhecimento - mesclando sua fala com perspectivas sobre a história da ciência e questões atuais, como o negacionismo científico. Para Márcia, a ciência desempenha um papel fundamental na compreensão e no avanço do conhecimento humano. Ela envolve a investigação sistemática, a observação, a experimentação e a análise de fenômenos naturais e sociais. Segundo a pesquisadora, a ciência nos ajuda a entender o mundo ao nosso redor, desde os princípios básicos da natureza até as complexidades da sociedade e do universo.

A física argumentou que a relação entre ciência e poder tem sido complexa ao longo da história -  no sentido de que seus avanços tecnológicos e descobertas podem ser utilizados para o desenvolvimento de estratégias de controle social e influência política e econômica. Segundo Márcia, a ciência, como ferramenta, pode ser tanto utilizada para promover o bem-estar da humanidade como para fins menos nobres.

Andrés Esteban Esguerra Ochoa

A pesquisadora também abordou o conceito de  autoridade do conhecimento, que está relacionada à credibilidade e ao reconhecimento que os cientistas e especialistas em determinadas áreas possuem. Em seu trabalho de pesquisa rigorosa e experiência, os cientistas adquirem um conhecimento profundo em seus campos de estudo. Essa expertise confere a eles uma autoridade intelectual e faz com que suas opiniões e descobertas sejam valorizadas e respeitadas pela comunidade científica e pelo público em geral. No entanto, ela destaca que a autoridade do conhecimento não está isenta de questionamentos e revisões. A ciência é um empreendimento humano e está sujeita a erros, revisões e atualizações constantes. O debate científico e a revisão por pares são fundamentais para a validação e o avanço do conhecimento.

Marcia Barbosa também conversou com os presentes sobre a importância de manter o investimento em ciência mesmo em tempos de crise econômica, enfatizando que reduzir os recursos destinados à pesquisa científica pode ter consequências negativas a longo prazo, prejudicando a capacidade do país de enfrentar desafios futuros. Ela ressaltou que investimentos em ciência e tecnologia são fundamentais para o desenvolvimento sustentável e a competitividade internacional, destacando a importância do Brasil se manter atualizado e inserido no contexto científico global. 

Marcia 

Marcia é graduada (1981), mestra (1984) e doutora (1988) em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Ufrgs. Atualmente é professora titular na Ufrgs, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências (TWAS). Pelo estudo das anomalias da água ganhou o prêmio Loreal-Unesco de Mulheres nas Ciências Físicas e o prêmio Claudia em Ciência, ambos em 2013. 

Em paralelo, atua em questões de gênero, pelo que ganhou a Medalha Nicholson da American Physical Society em 2009. Por sua atuação pela pós-graduação ganhou o Prêmio Anísio Teixeira, da Capes, em 2016, e por seu trabalho em prol da ciência recebeu, em 2018, da presidência da república a Medalha do Mérito Científico como Comendadora e, em 2021, a Medalha Sílvio Torres, da Fapergs. Atualmente é Secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Andrés Esteban Esguerra Ochoa

Programação segue

29/06/2023 - quinta-feira

Atividades relacionadas à pós-graduação stricto sensu e sessões científicas. No Auditório do Prédio 9, das 8h30min às 11h45min, ocorrerá uma mesa de discussão sobre a produção de conhecimentos científicos mediante análise do discurso, com a participação dos professores Dr. Valmir Heckler (Universidade Federal do Rio Grande - Furg) e Dr. Marcos Formigosa (Prêmio Tese Capes 2022/Univates - Universidade Federal do Pará), com mediação da professora Ieda Maria Giongo (Univates).

No mesmo horário, no Auditório do Prédio 20, serão realizadas atividades da pós-graduação stricto sensu dos programas PPGSAS e PPGAD. Das 8h30min às 10h, ocorrerá a palestra "Ambiente, sociedade e natureza: conflitos e perspectivas em tempos de Antropoceno", ministrada pela professora Lorena Fleury, da Ufrgs. Das 10h às 10h30min, haverá intervalo. E das 10h30min às 12h, será realizado um painel com diplomados dos programas, com apresentações de Angélica Sulzbach (PPGSAS) sobre infestação por ácaros em aves de postura comercial e sua relação com a produtividade e de Christine Montemaggiore Becker (PPGAD) sobre a dessulfurização do biogás por processo biológico.

Na Sala do CRIE TI, das 9h às 12h, serão realizadas atividades da pós-graduação stricto sensu dos programas PPGCM e PPGBiotec. Das 9h às 10h, será ministrada a palestra "Inteligência Artificial para predição de resposta à quimioterapia neoadjuvante e para desfecho clínico em pacientes com câncer de mama", pela Dra. Karen Bazzo Goulart e por Bruna Caroline Orlandin, da Universidade de Caxias do Sul - UCS. Em seguida, haverá espaço para perguntas e intervalo das 10h às 10h30min. Das 10h30min às 12h, será realizada a mesa-redonda "Ciência na saúde, ambiente e alimentos", com a participação de Renata Medina da Silva (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Pucrs) falando sobre o estudo de microrganismos de ambientes naturais no contexto de Saúde Única, e de Daniel Rodrigo Marinowic (PUCRS) abordando plataformas de testagem de fármacos como ferramenta de medicina de precisão. 

30/06/2023 - sexta-feira

Atividades relacionadas à pesquisa e pós-graduação na Univates. Das 8h30min às 11h45min, no Tecnovates, será realizado o Seminário MAI/DAI (Mestrado e Doutorado Acadêmico para a Inovação), com apresentações de trabalhos provenientes de pesquisas. Esta atividade é exclusiva para bolsistas MAI/DAI. Das 9h às 11h, na Sala do CRIE TI, acontecerá uma roda de conversa com a apresentação de trabalhos oriundos da extensão em geral. 

Às 11h45min haverá intervalo. Das 13h30min às 17h30min, no Complexo Esportivo, ocorrerá uma Sessão Científica com apresentações de trabalhos provenientes de pesquisas desenvolvidas e submetidas à programação científica do evento. No Prédio 16, também das 13h30min às 17h30min, será realizada outra Sessão Científica com apresentações de trabalhos provenientes da extensão. 

Às 19h, no Auditório do Prédio 7, ocorrerá a palestra de encerramento do Congresso de Ciência, Tecnologia e Conhecimento, com o tema "O cenário da pesquisa e da pós-graduação no pós-pandemia e a atuação da Fapergs". O ministrante será o presidente da  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande (Fapergs), Odir Dellagostin, e a mediação ficará a cargo do professor João Antônio Pêgas Henriques.

Podem participar estudantes, bolsistas de projetos de extensão ou de pesquisa, professores, pesquisadores e comunidade acadêmica interna e externa. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site, pelo e-mail congressointernacional@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5944.

Andrés Esteban Esguerra Ochoa

Logo ods