Revistas científicas da Univates têm novas avaliações da Capes

Postado as 06/04/2023 11:37:03

Por Lucas George Wendt

Divulgação

O Qualis é o sistema de classificação de periódicos científicos adotado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no Brasil. Na nova avaliação Qualis divulgada pela Capes, que contou com uma mudança na metodologia de avaliação, a revista Signos da Universidade do Vale do Taquari - Univates teve sua avaliação como A3, o que representa um conceito maior do que aquele que era o anterior, que variava de C a B3 (conforme a área do conhecimento). Anteriormente o Qualis de um periódico variava conforme a área do conhecimento. Na nova versão, o Qualis é único e o mesmo para todos os campos do saber.

Além da Signos, as outras duas revistas científicas da Univates também tiveram ampliação de seus Qualis na avaliação mais recente. A Revista Destaques Acadêmicos tinha Qualis que variava de C a B5 na avaliação anterior. Na nova avaliação, ela tem Qualis B1. A revista Estudo & Debate tinha Qualis variando de C a B3. Atualmente o Qualis é B2.

O Novo Qualis adota uma abordagem mais qualitativa e utiliza um conjunto de critérios mais rigorosos para classificar os periódicos em diferentes estratos de qualidade, que vão de A1 (o mais elevado) até C (o mais baixo). Essa classificação é utilizada como referência pelos programas de pós-graduação para avaliar a produção científica de seus docentes e alunos.

Saiba mais

Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores ‒ o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem.

A Univates publica três revistas científicas, que recebem e divulgam a produção acadêmica de estudantes, professores e pesquisadores, tanto da Univates quanto de outras instituições de ensino e pesquisa. Os periódicos Estudo & Debate,  Signos e Destaques Acadêmicos ainda são publicados. Já o Caderno Pedagógico encerrou suas atividades em 2017, 20 anos após o primeiro volume ter sido divulgado, em 1997. A revista Signos tem vinculação com o Programa de Pós-Graduação em Ensino.

Em 2017 uma nova forma de mensuração dos acessos às publicações foi implementada. Desde então, as publicações da Univates já somam mais de 2 milhões de acessos. Os acessos são oriundos de diversos países do mundo, em especial aqueles falantes de português.

Divulgação

Conhecimento em rede

As revistas da Universidade estão indexadas, ou seja, são reconhecidas e apresentadas, em diversas bases de dados, o que garante que os trabalhos publicados possam ser alcançados por usuários da internet que procuram por conteúdo científico em buscadores como, por exemplo, o Google Acadêmico, os Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) e o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr).

Publicação on-line

Os últimos exemplares físicos das revistas foram disponibilizados em 2009. As publicações utilizam, desde 2010, o Open Journal System (OJS), sistema que permite o gerenciamento da submissão do material científico para a publicação, do envio do material à divulgação dos estudos. É um fundamento da ciência que os estudos sejam avaliados por outros cientistas, como uma forma de validar o conhecimento criado.

É o que se conhece como avaliação por pares. Essa avaliação e revisão dos estudos, para garantir a imparcialidade, devem ser feitas sem que os avaliadores conheçam os responsáveis pelas pesquisas e os responsáveis, por sua vez, também não reconheçam os avaliadores. Sistemas com o OJS permitem que os pares revisem o material científico sem conhecer detalhes adicionais, como os autores, apenas tendo acesso ao texto do estudo. Depois de avaliar, podem ser solicitados ajustes e explicações ‒ e todo o processo continua sem que os pesquisadores saibam por quem estão sendo avaliados.

Logo ods