Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Grupo da Univates vinculado ao PPGEnsino está na Itália participando de formação

Postado as 29/05/2023 13:43:42

Por Lucas George Wendt

As professoras do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates doutora Jacqueline Silva da Siva e doutora Cláudia Inês Horn, acompanhadas das doutorandas Carine Rozane Steffens, Aparecida Garcia Pacheco e Anne Brito e das mestres recém-formadas Rudimaria Santos e Angelita Santa Rosa Baldani, encontram-se na Itália participando de um grupo de estudo na cidade de San Miniato, na região da Toscana.

Divulgação/Univates



A formação, promovida pela Bottega di Geppeto - Centro Internacional de Pesquisa e Documentação sobre a Infância Gloria Tognetti, aborda estudos na área da Infância e da Educação Infantil, contemplando visitação às escolas, diálogo com gestores, educadores e encontro com Aldo Fortunti e Barbara Pagni, dois renomados educadores italianos. 

O grupo chegou à Itália em 22 de maio e permanece no país por duas semanas. Além da comitiva da Univates, um grupo de pesquisadores de outras partes do Brasil também está presente. No total são 16 pessoas. 

Segundo a doutoranda Carine, “a formação irá contribuir para sua atuação profissional e para aprofundar os estudos da tese e do grupo de pesquisa ‘A representação do olhar da criança sobre a escola da Educação Infantil’, possibilitando, também, qualificar as propostas pedagógicas da Educação Infantil na região”. 

Divulgação/Univates

A internacionalização desempenha um papel fundamental na realização de pesquisas na pós-graduação. Ao participar de grupos de estudo e formações no exterior, como no caso das professoras e pesquisadoras da Univates na Itália, é possível ampliar horizontes, ter acesso a novas perspectivas teóricas e metodológicas e estabelecer contato direto com renomados especialistas da área. 

Essa imersão em um contexto internacional proporciona um enriquecimento significativo para as pesquisas, permitindo a troca de experiências com pesquisadores de diferentes culturas e o acesso a recursos e infraestruturas específicas do local visitado.

Essa experiência contribui para a qualificação das propostas pedagógicas da Educação Infantil nas regiões de atuação das pesquisadoras aqui no Brasil, possibilitando aprimorar as práticas e promover uma abordagem mais abrangente e embasada teoricamente no contexto da pesquisa sobre a representação do olhar da criança sobre a escola da Educação Infantil. 

Localização de San Miniato/Toscana no mapa da Itália

Reprodução/Google Earth

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods