Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Cursos de licenciatura da Univates estão entre os melhores do Estado

Postado as 2018-10-18 11:43:08

Por Ana Amélia Ritt

Comemorado no início desta semana, o Dia do Professor foi criado não só como uma forma de agradecimento e reconhecimento à profissão, mas como um olhar à realidade profissional. Com praticamente 50 anos de história, a Univates tem o objetivo de melhorar a formação regional e ganha destaque com os cursos de licenciatura. Divulgadas na última semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as notas obtidas pelos alunos dos cursos dessa modalidade no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 diferenciam-se da média nacional.

Elise Bozzetto

Com conceito máximo na nota do Enade, o curso de Educação Física - Licenciatura da Univates é o segundo melhor do Rio Grande do Sul. Já o curso de Letras, também com nota 5, está entre os cinco melhores do Estado. “A nota confirma a trajetória do curso sempre pautada pela qualidade dos professores e pelo cuidado em relação aos percursos de aprendizagem dos alunos. Esse excelente desempenho também reitera o fato de que os princípios norteadores do curso - ler, escrever e resolver problemas - implicam a formação de sujeitos autônomos, críticos, leitores atentos e futuros professores com uma visão mais ampla de mundo, pautada no reconhecimento das diferentes produções culturais, sejam elas locais ou internacionais”, afirma a coordenadora de Letras, Kári Forneck.

Tuane Eggers

O coordenador do curso de Educação Física - Licenciatura, Derli Juliano Neuenfeldt, enfatiza a qualidade do corpo docente e dos laboratórios de ensino. “Isso é reflexo de um Projeto Pedagógico que não busca apenas atender às diretrizes de formação de professores do Ministério da Educação (MEC), mas fazer o melhor possível, pois acreditamos que uma excelente formação de professores é essencial para qualificar o ensino na Educação Básica. O Enade é uma avaliação externa que diz para a sociedade brasileira que o professor de Educação Física que se forma na Univates é diferenciado, é um professor que compreende a importância do seu papel na sociedade e que está qualificado para exercer a docência com competência”, salienta.

Cursos da Univates recebem nota máxima no Enade

A atuação em escolas regionais é um dos diferenciais da Instituição, promovendo atividades de cunho científico e pedagógico, como cursos, seminários e ações de extensão. Além disso, os cursos de licenciatura participam do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica, que são direcionados a estudantes de licenciatura e buscam conectar a formação de docentes e a Educação Básica.

Bolsa Licenciatura

Divulgação

Ao observar o cenário regional, que acompanha a tendência nacional, é possível identificar uma queda na procura por cursos de licenciatura. Preocupada com essa situação, a Univates propôs a Bolsa Licenciatura. Implantada em 2017, a iniciativa é um incentivo a mais para quem quer ser professor. Trata-se de um programa de pagamento diferenciado que pode gerar economia de até 50% no valor total do curso, dependendo da quantidade de disciplinas cursadas pelo estudante por semestre.

EAD: formação para todos

Em 2018 uma das grandes iniciativas da Univates para fomentar a formação de professores foi oferecer opções de cursos a distância. Mais acessíveis financeiramente e flexíveis com relação ao tempo e espaço, os cursos EAD têm ganhado força nos últimos anos. “Pessoas que moram em locais com pouca mobilidade, que viajam a trabalho ou possuem atividades em horários alternativos encontram na modalidade a distância a possibilidade de acesso ao ensino superior”, comenta o diretor de Educação a Distância, professor Carlos Cyrne.

São 15 cidades, além de Lajeado, que oferecem as cinco opções de licenciatura: Ciências Biológicas, Educação Física, História, Pedagogia e Letras. Conforme Cyrne, os cursos foram cuidadosamente construídos. “Existe uma preocupação muito grande em manter a qualidade de tudo o que a Univates faz. Nossos materiais têm sido validados com muita atenção para não apenas formar profissionais competentes, mas também pessoas comprometidas com seu entorno”, comenta.

Inscrições abertas

A Univates está com inscrições abertas para 42 cursos presenciais e 17 a distância. Os interessados em concorrer a uma vaga podem agendar sua prova de redação ou solicitar ingresso com a nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017. Para ingressar no EAD também é possível concorrer como portador de diploma de curso superior, solicitar reingresso dos cursos presenciais da Univates ou realizar transferência de outra instituição.

As inscrições podem ser feitas em www.univates.br/vestibular. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.