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Processo Eleitoral Univates 2015 - Planos de Gestão

Eleição de Diretor e Vice-Diretor de Centro e representação docente nos Conselhos de Centro – 2016/2018

1. Centro de Gestão Organizacional - CGO

Chapa única:

Diretora - Evania Schneider

Vice - Diretor Sandro Nero Faleiro

PLANO DE GESTÃO

  • - Intensificar a qualificação dos docentes em METODOLOGIAS ATIVAS;
  • - Implementar nos cursos do CGO a sistemática de avaliação por habilidades e competências;
  • - Estabelecer diferenciais de mercado para todos os cursos do CGO;
  • - Analisar a viabilidade do curso de Liderança Empreendedora e Inovação;
  • - Implantar o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação;
  • - Solidificar as linhas de pesquisa do CGO reforçando a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão;
  • - Implementar a nova sistemática de pós-graduação do CGO;
  • - Implementar um Programa de Extensão no CGO vinculado as atividades de ensino e as linhas de pesquisa;
  • - Preparar o CGO para a oferta de um mestrado em Administração;
  • - Formar novas lideranças no CGO.

2. Centro de Ciências Humanas e Sociais - CCHS

Chapa única:

Diretora - Fernanda Pinheiro Brod

Vice - Diretor Leonel José de Oliveira

PLANO DE GESTÃO

  • - Consolidação identitária do Centro: posicionar o centro como articulador da formação humanística na instituição, através do ensino, da pesquisa e da extensão.
  • - Continuidade de projetos e gestão compartilhada: Continuidade das ações iniciadas na gestão anterior e compartilhamento de ações entre direção e vice-direção de centro.
  • - Gestão democrática e transparente: Consulta às coordenações, colegiados e NDEs para a tomada de decisões estratégicas que afetem aos cursos, tendo em vista as diretrizes institucionais. Fluxo de informação aberto, com prestação de contas referente à destinação do orçamento do centro e detalhamento orçamentário quando relacionado à verba para participação em eventos. Escolha democrática dos representantes de câmaras e conselhos.
  • - Qualificação das representações do Centro junto a câmaras e conselhos: reivindicação de representatividade do Centro junto à Câmara de TI, tendo em vista a importância de ter um representante responsável por participar das articulações naquilo que os sistemas e relatórios interferem na qualidade de vida dos professores e coordenadores.
  • - Consolidação de espaços para atividades e cursos do centro: destaque para laboratórios e salas especiais, em articulação com a reitoria e adequados às metodologias de ensino adotadas pelos diferentes cursos.
  • - Implementação de uma área acadêmica de Artes: assim como se constituiu uma área para Humanidades, consolidar em conjunto com a pró-reitoria de Ensino, uma área de Artes para propositura de ações de ensino, extensão, pesquisa e ações culturais.
  • - Licenciaturas: avançar a reflexão quanto à formação de professores, a partir do estudo das novas diretrizes curriculares para estes cursos e, de forma conjunta, definir um plano de ação relacionado aos novos projetos pedagógicos e possibilidades de articulações entre cursos.
  • - Consolidação das metodologias ativas nos cursos do centro: ação a ser desenvolvida de acordo com as especificidades de cada curso e disciplina, compreendendo referidas metodologias não apenas como ferramentas de aplicação, mas a partir de perspectivas teóricas condizentes com a realidade de cada formação.
  • - Contribuição na construção do Mestrado em Direito: contribuir na realização deste objetivo institucional, conforme previsão no Plano de Desenvolvimento Institucional da IES.
  • - Interlocução com os demais centros especialmente para projetos voltados para inovação e criatividade: em conjunto com o laboratório da indústria criativa, buscar maior interlocução com organizações e articular inter-relações com os cursos de graduação com atividades nestas áreas.
  • - Busca pela qualificação das relações pessoais e de trabalho: através do diálogo permanente, observar a autonomia de professores e coordenadores e a qualificação dos serviços prestados pela secretaria do centro, observando nas políticas institucionais de utilização de sistemas informatizados ferramentas que auxiliem o trabalho do centro e de seus professores.

3. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS

Chapa única:

Diretora - Magali Teresinha Quevedo Grave

Vice - Diretor Jairo Luís Hoerlle

PLANO DE GESTÃO

  • - Trabalhar em parceria com coordenadores, professores e alunos, com vistas à qualificação permanente dos cursos que integram o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde/CCBS/Univates;
  • - Manter e incrementar ações que visem à vinda de novos alunos (atualmente o Centro conta com 1955 alunos, distribuídos em 12 cursos de graduação);
  • - Manter e incrementar ações que estimulem a qualificação/titulação dos professores do Centro (36 professores doutores, 57 mestres e 10 especialistas);
  • - Manter e incrementar ações que visem à aproximação dos programas de pósgraduação strictu sensu com a graduação (13 professores DP do CCBS integram os programas de mestrado/doutorado da IES e ministram aulas na graduação);
  • - Manter e incrementar ações que oportunizem a participação de um maior número de alunos em espaços de discussões interdisciplinares, como o Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente/SISA (em 2015, 1372 inscritos; em uma das palestras houve 1369 participantes); Projeto Interdisciplinar de Cuidados em Saúde/PI (450 alunos já passaram pelo PI e em 2015B, há 47 voluntários); Clínica Universitária de Educação em Saúde/CURES (em 2015B, 108 alunos de diferentes cursos do CCBS estão em estágio na CURES), dentre outros;
  • - Estimular a participação de alunos da licenciatura em Ciências Biológicas no Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID;
  • - Incentivar a elaboração de projetos de extensão que articulem os diferentes saberes e a interlocução entre professores, alunos e comunidades locais/regionais;
  • - Manter espaços de aproximação e discussão dos PPC, das DCN, assim como vem acontecendo nos últimos três semestres, a partir do fórum do CCBS “Currículo Integrado em Saúde”;
  • - Manter e incentivar espaços de formação de professores em novas metodologias de ensino;
  • - Manter e incrementar a relação dialógica com a gestão municipal de Lajeado e municípios vizinhos, com vistas a fortalecer a interação ensino-serviço-comunidade (o CCBS vem reformulando as políticas de estágio e ampliando o campo de atuação dos estudantes na rede);
  • - Manter e ampliar parcerias com Secretarias de Meio Ambiente e de Educação dos municípios do vale do Taquari, garantido a inserção dos alunos dos Cursos de Ciências Biológicas em estágios na Educação Básica;
  • - Colaborar na manutenção e organização de espaços de ensino que aproximem a comunidade acadêmica da comunidade local/regional (Clínica-Escola de Fisioterapia, Farmácia-Escola, Laboratório de Análises Clínicas, Centro Clínico Univates, etc...);
  • - Aumentar gradativamente o número de professores Tempo Integral (atualmente: 25 DP, 9 visitantes, 76 horistas), de acordo com a necessidade dos cursos e possibilidades institucionais.

4. Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - CETEC

Chapa única:

Diretor - Daniel Neutzling Lehn

Vice - Diretor Mouriac Halen Diemer

PLANO DE GESTÃO

  • - Manter as boas práticas administrativas e operacionais estabelecidas (uso do ambiente virtual, critérios para auxílios financeiros aos docentes e discentes, decisões colegiadas) e rever os processos que podem ser melhorados (estágios curriculares);
  • - Manter a qualidade dos cursos do CETEC, melhorando a estrutura física (laboratórios) para a formação dos nossos alunos;
  • - Criar condições para atrair e fixar professores, reduzindo a rotatividade, melhorando o desempenho didático-pedagógico e a gestão dos recursos, também contribuindo para o aumento do número de professores com tempo integral e formação em nível de doutorado;
  • - Manter a realização anual do CCTEC - Congresso de Ciência e Tecnológica do Vale do Taquari, objetivando ampliar a visibilidade dos cursos do CETEC entre a comunidade acadêmica e regional;
  • - Apoiar a realização de eventos que têm a Região Sul do país como abrangência, ampliando a credibilidade dos cursos e da Univates no cenário estadual e regional (ComungTEC);
  • - Fomentar a formação de novos líderes, mantendo participação ativa da vice-direção nas atividades do dia a dia do Centro. No âmbito dos cursos estimular a aproximação de docentes com as rotinas da função de coordenação de curso;
  • - Observar o equilíbrio entre a oferta e a demanda dos cursos do CETEC, ajustando as vagas ofertadas dos cursos existentes;
  • - Criar o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia;
  • - Buscar aumento do desempenho no SINAES dos cursos reconhecidos, mantendo os bons resultados e visando a reconhecer os demais cursos com bons conceitos;
  • - Estimular produção científica e aperfeiçoamento do corpo docente, especialmente dos professores de tempo integral;
  • - Aproximar os cursos de graduação dos cursos de pós-graduação stricto sensu, visando a otimização do aproveitamento dos recursos;
  • - Apoiar a criação de um mestrado na área de engenharia;
  • - Participar do processo de internacionalização da Univates com estímulo ao intercâmbio de discentes e docentes de e para a Univates;