Ensino:
Oferta de disciplinas e cursos sobre refúgio, direitos humanos, imigração e apatridia.
Desde maio de 2025, a Univates integra a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), que tem como um de seus objetivos promover educação, pesquisa e extensão acadêmica voltadas à população em condição de refúgio.
Além de difundir o ensino universitário sobre temas relacionados ao refúgio, a Cátedra também visa promover a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes dentro dessa temática.
A importância desta iniciativa foi reconhecida pela Declaração e Plano de Ação do México para Fortalecer a Proteção Internacional dos Refugiados na América Latina, assinada em 2004 por 20 países da região, que recomenda a investigação interdisciplinar da promoção e da formação do direito internacional dos refugiados.
A Cátedra, como seu nome indica, é uma homenagem ao brasileiro Sérgio Vieira de Mello — morto no Iraque — que dedicou grande parte da sua carreira profissional nas Nações Unidas ao trabalho com refugiados, como funcionário do ACNUR.
A Cátedra Sérgio Vieira de Mello na Univates promove ações em três eixos:
Ensino:
Oferta de disciplinas e cursos sobre refúgio, direitos humanos, imigração e apatridia.
Pesquisa:
Produção e orientação de trabalhos e pesquisas em nível de graduação, mestrado e doutorado.
Extensão:
Projetos e ações extensionistas que oferecem aulas de português, realizam capacitações, eventos, produção de materiais didáticos e atendimento jurídico a refugiados, apátridas e imigrantes. As ações são desenvolvidas com vários parceiros, em especial com o Centro de Referência de Assistência Social de Lajeado.
A CSVM é composta por:
Maristela Juchum (coordenação)
Gisele Dhein
Leila Viviane Scherer Hammes
Mateus Dalmáz
Matheus Felten Frohlich
Sandro Frohlich
Guilherme Weiss Niedermayer
Espaço onde são ministradas disciplinas que exigem maior interação entre os alunos, principalmente dos cursos de Comércio Exterior, Relações Internacionais e Tecnologia em Logística.