univates_logo jornal do aluno

Opinião do Leitor 💬 - Justiça social e seus desafios

Postado as 11/02/2020 21:02:30

Por Eduardo Souza dos Santos

Conteúdo sugerido pelo estudante do curso de Direito Eduardo Souza dos Santos.

📜 O século em que vivemos demonstra-se turbulento e desafiador frente ao futuro de muitas democracias. Dentre nossas diversas legislações, sempre recorremos para interpretações de nossa Carta Magna. Ulisses Guimarães, o senhor democracia, ao promulgar a Constituição Federal de 1988, proferiu: “A Constituição certamente não é perfeita. Ela própria o confessa ao admitir a reforma”.  Devemos estar atentos aos nossos representantes na esfera legislativa. Eles, por meio do diálogo e das interpretações do calor das ruas, buscam corresponder aos anseios sociais de indivíduos, grupos e instituições, modificando por vezes nossa carta maior.

Dentre distintos interesses políticos, precisamos defender fortemente os marcos civilizatórios mínimos já conquistados frente a novas reformas políticas estruturais que interferem na vida em sociedade. Os princípios reinterpretados e legislações modificadas ocasionam uma série de novas legislações e atuações no mundo jurídico e social. Em um país onde oportunidades não são distribuídas igualmente, amparar e proteger os que mais precisam, seja no fundamental acesso à justiça ou em auxílios financeiros para seu mínimo sustento, é o caminho para uma sociedade mais igual, para se aprimorar a dignidade humana e não retroceder em direitos já conquistados.

O poder público tem por objetivo gerir nossa sociedade e amparar a todos da melhor maneira possível. Como contribuímos conjuntamente para essa melhoria de vidas e do país em geral, devemos manter a solidariedade coletiva em pauta e o discernimento claro das inúmeras realidades do Brasil continental. Governar é eleger prioridades de forma transparente, com números claros e objetivos definidos que conduzam a sociedade em geral a um mundo mais fraterno e culto. Torna-se importante incentivar famílias a buscarem melhores condições de vida, garantindo que elas tenham acesso a serviços de qualidade. Nossos legisladores devem manter conquistas de gerações passadas ou definir outro ponto de partida para o futuro aprimoramento social.

Um Brasil mais digno, liberto, forte e esclarecido começa em nossos municípios, onde devemos lutar por educação, saúde, infraestrutura e segurança. Em nossas comunidades sentimos o clamor de todas as áreas sociais. Em nossas cidades constatamos a falta de recursos, desviados pelos canais de corrupção, e a espera por algum tipo de amparo que possa trazer dignidade aos cidadãos. Em nossas comunidades o Brasil acontece, padece, sonha e realiza.

Ana Amélia Ritt

👉 Para continuar acompanhando o conteúdo da editoria Opinião do Leitor, clique aqui

mais posts

Projeto de extensão Planetário Univates: o olhar de bolsistas no período de pandemia