Licenciatura em Educação Física está entre os melhores cursos do país

Postado as 09/01/2019 09:30:45

Por Nicole Morás

Considerado de excelência por ter nota 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), em avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Educação Física, licenciatura, da Universidade do Vale do Taquari -  Univates é o terceiro melhor curso do Rio Grande do Sul e o quarto melhor no País entre as instituições particulares.

Se forem considerados todos os cursos avaliados pelo MEC no último ano, apenas 6% (43) dos cursos avaliados no Rio Grande do Sul (770) alcançaram a nota máxima (5, numa escala de 1 a 5) no CPC. Na Univates, o índice de notas máximas é de 35%, seis vezes maior do que a média estadual. Se comparado à média brasileira, a diferença é ainda maior: apenas 2,26% dos cursos no Brasil obtiveram nota 5, ou seja, a Univates conquistou média 15 vezes maior do que a média das universidades do País.

Nicole Morás

De acordo com a pró-reitora de Ensino, Fernanda Pinheiro, esse indicador é extremamente importante não só para reconhecer a qualidade dos cursos oferecidos pela Universidade, mas também para a melhoria do trabalho da Instituição, pois considera os critérios oficiais de avaliação dos cursos superiores no Brasil.

“Estamos constantemente monitorando estes resultados, que nos permitem identificar, em certa medida, quais são os pontos fortes dos nossos cursos e o quanto nossas ações em sala de aula e fora dela refletem na aprendizagem dos nossos estudantes. Estamos muito felizes com o resultado desse ciclo, que demonstra o compromisso da Univates com a formação de professores e de profissionais da área das engenharias e a qualidade dos futuros profissionais que escolheram estudar aqui. É claro que isso é resultado do trabalho de muita gente, dos professores, coordenadores de curso, funcionários técnico-administrativos, todos extremamente envolvidos com o que se faz aqui”, analisa.

 

 

Em relação ao curso de licenciatura em Educação Física da Univates, o coordenador do curso, Derli Neuenfeldt, destaca que, além dos professores com sólida formação e da infraestrutura disponível, a articulação entre a teoria e a prática garante a excelência dos profissionais formados pela Instituição. “Os laboratórios de aprendizagem contribuem para uma boa formação e, por meio das disciplinas e estágios, os estudantes desenvolvem atividades com a comunidade, possibilitando, durante a graduação, o contato com crianças e adolescentes”, explica, referindo-se ao Ginásio de Arena e ao Estádio Olímpico, entre outros espaços do Complexo Esportivo da Univates.

No caso das licenciaturas, como a de Educação Física, algumas iniciativas como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica colocam o estudante dentro de escolas da região, para que ele possa vivenciar a realidade na qual irá trabalhar quando se formar.

Inscrições abertas

A Univates oferece o curso de Educação Física - licenciatura nas modalidades presencial e a distância. As inscrições para o Vestibular (presencial ou a distância) podem ser feitas gratuitamente pelo site univates.br/vestibular. No caso das provas agendadas de redação, o vestibulando pode escolher entre as datas e os horários disponíveis na cidade em que pretende realizar a prova (são 17 polos disponíveis). O ingresso ainda pode ser feito por meio da inscrição pela nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) ou pelo aproveitamento do resultado de um Vestibular da Univates anterior.