Pesquisadora colombiana participa de atividades no PPGEnsino

Postado em 20/06/2018 10h51min e atualizado em 20/06/2018 10h56min

Por Nicole Morás

Até a próxima sexta-feira, dia 22, a Universidade do Vale do Taquari recebe a pesquisadora colombiana Nidia Yaneth Torres Merchan, da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC). Doutora em Didáticas Específicas: Ciências Experimentais pela Universidade de Valência, da Espanha, a professora participa de quatro reuniões de grupos de pesquisas vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Univates.

Nicole Morás

Pela primeira vez na Univates, Nidia está conhecendo as linhas de pesquisa e os projetos realizados na Instituição. “Pelo que tenho visto, acredito que podemos trabalhar muito em conjunto. A pesquisa na Univates é voltada ao ensino de ciências exatas com ênfase em inovações pedagógicas e eu trabalho com a parte didática, então há pontos de convergência”, afirmou Nidia.

A pesquisadora acredita que possa haver um salto de conhecimento no ensino de ciências exatas ou naturais quando se olha também para a dimensão sociológica. “Procuramos olhar o conhecimento de outra forma, a partir da transdisciplinaridade. As ciências naturais são bastante específicas e, geralmente, não consideram as dimensões sociais e políticas. Porém sem esse olhar o conhecimento não se sustenta. Um exemplo é a educação ambiental, que tem as questões específicas das ciências naturais e também precisa considerar seu entorno”, exemplificou Nidia.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, doutora Maria Madalena Dullius, a participação da pesquisadora colombiana nas atividades do PPGEnsino é importante, pois possibilita a troca de experiências, a socialização de conhecimentos e resultados de pesquisas, além de abrir portas para fortalecer parcerias com diferentes grupos de pesquisa.

Nicole Morás

Nidia também participa de reuniões sobre internacionalização com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e da discussão de trabalhos de pós-graduação. Na manhã da próxima quinta-feira, dia 21, ela, o doutor Jorge Hernán Valdés Anabalon, da Universidad Mayor, do Chile, e a doutora Simone Stülp, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul e da Univates, proferem a palestra “A pesquisa científica na América do Sul”. A atividade integra a programação do II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Conhecimento.

Saiba mais

Na UPTC, Nidia realiza a pesquisa “O ensino das ciências sociais e das ciências naturais na construção do sujeito social”, que tem com objetivos identificar os efeitos socioculturais da divisão das ciências sociais e naturais na configuração do sujeito social e determinar as possibilidade da transdisciplinaridade entre as ciências sociais e as ciências naturais.