
Exame toxicológico passa a ser obrigatório para obtenção da CNH em todas as categorias
Por Redação Univates
|Postado em: 16/12/2025, 16:52:36
|Atualizado em: 16/12/2025, 17:00:18
O governo federal alterou o Código de Trânsito Brasileiro no que tange à exigência de comprovação de resultado negativo em exame toxicológico como condição para obtenção da primeira habilitação. Agora, para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A e B, também é necessário realizar o exame toxicológico, que era exigido apenas para os motoristas das categorias C, D e E nos processos de habilitação, renovação ou adição de categoria.
O exame toxicológico é feito a partir da análise de cabelos ou pelos e visa detectar a presença de substâncias psicoativas no organismo, identificando o consumo nos últimos 90 dias. A análise detecta a presença de anfetaminas (anfetamina, metanfetamina, MDA, MDMA, anfepromona e femproporex); mazindol; canabinoides (maconha e derivados); cocaína (cocaína, benzoilecgonina e cocaetileno) e opiáceos (morfina, codeína e heroína).
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS), o exame toxicológico deve ser realizado antes do exame médico, em um laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Laboratório Univates
O Laboratório Univates realiza o exame toxicológico de larga janela de detecção a partir da coleta de cabelos ou pelos. Não é necessário realizar jejum ou qualquer outro tipo de preparação para a coleta.
O laboratório está localizado no térreo do Hospital Bruno Born (HBB), com entrada pela avenida Benjamin Constant, 935. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 6h30min às 16h, e aos sábados, das 7h às 12h.
Já a unidade localizada na Univates, no Prédio 16, atende de segunda a sexta-feira das 6h30min às 12h30min.
Mais informações sobre o exame e outros serviços podem ser obtidas no site, pelo telefone (51) 3714-7081, pelo WhatsApp (51) 99629-8952 ou pelo e-mail laboratoriounivates@univates.br.

