Projeto de Extensão Pensamento Nômade realiza oficinas

Postado em 02/07/2018 14h01min e atualizado em 02/07/2018 14h06min

Por Redação

O Projeto de Extensão Pensamento Nômade, que tem por objetivo promover atividades culturais e artísticas nas Instituições parceiras: Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan) e Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Bosco, ambas localizadas em Lajeado-RS, realizou oficinas nessas comunidades. As atividades foram planejadas pelas alunas do curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari – Univates, na disciplina Seminário I: Educação, Cinema e Arte, e contou com o acompanhamento das professoras Fabiane Olegário, Cláudia Inês Horn, Morgana Domênica Hattge e Danise Vivian.

O projeto também conta com a participação de professores voluntários de outros cursos da Instituição e da bolsista do Curso de Design, Stephanie Goulart. Após a capacitação das alunas na referida disciplina, ministrada pela professora Fabiane Olegário, as estudantes desenvolveram a oficina Autorretrato, na qual as crianças entraram em contato com a história de pintores como Van Gogh e Tarsila do Amaral e seus autorretratos, e oficina com as Bonecas Abayomi, que proporcionou o conhecimento da cultura africana e brasileira. No próximo semestre, o projeto prevê a realização de novas oficinas nessas instituições, envolvendo a parceria com professores e disciplinas de outros cursos dos Centro de Ciências Humanas e Sociais, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas.

O projeto também proporcionou a visita dos alunos da Slan do bairro Santo Antônio ao Museu de Ciências Naturais (MCN) e à Brinquedoteca da Univates. Foram duas turmas participantes que puderam aproveitar a oficina Contação de Histórias realizada pelas alunas do curso de Pedagogia Deise Primaz e Janete Ferrari. Essa prática foi desenvolvida na disciplina Estágio Supervisionado em Formação de Professores, com orientação da professora Cláudia Inês Horn.

Além da formação estética, o projeto de extensão Pensamento Nômade visa a contribuir para a qualificação do ensino em tempo integral das comunidades parceiras.