Projeto de extensão Pensamento Nômade reúne entidades atendidas

Postado as 16/11/2018 10:51:10

Por Nicole Morás

O projeto de extensão Pensamento Nômade, que tem por objetivo promover atividades culturais e artísticas que visam a contribuir para a qualificação do ensino em tempo integral das comunidades parceiras, realizou no último dia 13, no auditório do Prédio 11 da Univates, o 1º Encontro de Integração entre a Universidade e as comunidades parceiras do projeto. O encontro reuniu os professores e acadêmicos da Universidade, bem como professores, gestores e alunos das comunidades atendidas, como a Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan) e a Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Bosco, ambas localizadas em Lajeado. A atividade objetivou compartilhar as vivências extensionistas realizadas neste ano pelo projeto de extensão.

Divulgação

O evento também contou com a presença de Leodir Degasperi, presidente da Slan. A abertura do encontro foi realizada pela orquestra e coral da Slan. Em seguida, os acadêmicos do curso de Pedagogia Sheila Juliane Schnorenberger e o intercambista colombiano Nícolas Andres Soto Celis, juntamente com professores extensionistas da Universidade, relataram como acontecem as capacitações dos estudantes, o planejamento e a execução das oficinas nas entidades parceiras.

As comunidades parceiras, por sua, vez, mostraram por meio de relatos que as ações do projeto têm contribuído para a formação das crianças. Segundo a professora Márcia Marinho, do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola São João Bosco, as atividades desenvolvidas pelo projeto são diversificadas e desafiadoras, destacando como diferenciais a organização e o planejamento das atividades.

Já a diretora da Slan, Mara Bocchese, frisou a importância do projeto na vida dos estudantes. Por fim, Degasperi agradeceu a parceria, pois entende que as ações do projeto vão ao encontro dos objetivos da entidade. Para finalizar o evento, a professora Fabiane Olegário, coordenadora do Projeto de Extensão Pensamento Nômade, convidou os estudantes que acompanharam o encontro a participar das atividades extensionistas, pois, segundo ela, a extensão é capaz de transformar os sujeitos que dela participam.

O projeto de extensão Pensamento Nômade atende aproximadamente 230 estudantes de 6 a 14 anos promovendo oficinas voltadas à experimentação estética e artística. As atividades são organizadas pelos professores Fabiane Olegário, Angélica Vier Munhoz, Cláudia Inês Horn, Danise Vivian, Morgana Domênica Hattge e Rodrigo Brod, vinculados aos cursos de Pedagogia e Design da Universidade do Vale do Taquari. Além deles, o projeto contou com a parceria de professores voluntários de outros cursos de graduação da Instituição: Beatriz Kintschner Rossi (Design de Moda), Gisele Dhein (Psicologia) e Renata Lohmann (Fotografia). Além dos estudantes brasileiros, o projeto conta com a participação de sete alunos colombianos que realizam intercâmbio acadêmico na Univates. Em 2018, foram realizadas até o final de outubro 37 oficinas nas comunidades parceiras envolvendo 28 alunos voluntários, sendo 07 intercambistas colombianos.