Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Parceria garante recuperação de uma área degradada na margem do rio Forqueta em Travesseiro

Postado as 17/03/2022 13:47:59

Por Redação

A administração municipal de Travesseiro, em parceria com a Univates, trabalha na restauração de uma área degradada nas margens do rio Forqueta, em Linha São João. A intervenção na área degradada envolveu técnicas de bioengenharia, planejadas em conjunto com o engenheiro ambiental Cleberton Bianchini (Duoteb Engenharia e Meio Ambiente), conforme condições ambientais locais, e de restauração ecológica.

A condução da restauração ecológica a partir da inserção de plantas nativas vem sendo conduzida pela professora Elisete Maria de Freitas e por estudantes de mestrado do Programa de Pós-graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) da Univates.

 "O projeto conta ainda com a participação de estudantes dos cursos de graduação em Biologia", também da Univates, explica a professora. O município efetuou o serviço de preparação da base do talude com a compactação de cascalho que dará a sustentação da encosta para o plantio das mudas nativas. De acordo com o prefeito, Gilmar Southier, a atividade é uma ação conjunta do Departamento de Meio Ambiente e da Secretaria de Obras, que tem por objetivo colaborar com o projeto da Univates e dos profissionais envolvidos.

No local estão sendo plantadas mudas de espécies herbáceas, arbustivas e arbóreas, todas nativas, selecionadas a partir de estudos realizados pela mesma equipe em formações florestais ainda preservadas nas margens do rio Forqueta e próximas da área em restauração.

"A ideia é tornar o ambiente muito próximo ao que era antes da degradação
Prof. Elisete de Freitas

A professora destaca ainda que parte das mudas foi produzida pela equipe do projeto nas estufas da Univates e outra parte foi doada pela Imojel Construtora e Incorporadora. Além de mudas, a equipe vem adotando a técnica de semeadura direta, utilizando sementes coletadas nas margens do rio Forqueta.

O Projeto de Restauração Ecológica de áreas degradadas das margens de rios e arroios da região foi aprovado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema- RS) e é financiado pela CEEE Energia, que repassou cerca de R$ 222 mil para execução do projeto. À universidade cabe, como contrapartida, manter a equipe de trabalho, composta por bolsistas de iniciação científica, dois mestrandos do PPGSAS e as professoras pesquisadores que executam o projeto: Elisete de Freitas e Liana Johann. Este projeto prevê a intervenção em nove áreas, das quais em seis já está sendo executado (Marques de Souza, Arroio do Meio, Encantado e Travesseiro). Neste último são três áreas em execução. Falta iniciar os trabalhos em uma área de Arroio do Meio e outras duas em Travesseiro.

 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-15