Pensamento Nômade, projeto da Univates, mobiliza crianças e adolescentes de Lajeado em atividades culturais e artísticas

Postado as 16/08/2022 15:14:32

Por Lucas George Wendt

O projeto de extensão Pensamento Nômade, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, desenvolve propostas que buscam a troca e produção de saberes entre a comunidade e a Universidade. Oferecida no formato atual, a iniciativa já conta com quatro anos de atividades na Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan), localizada em Lajeado.

Divulgação/Univates

O objetivo central do projeto é oportunizar às crianças e aos adolescentes dos três centros da Slan atividades culturais e artísticas, como: oficinas de dança, fotografia, contação de histórias e estamparia Pop Art. As ações são organizadas e aplicadas por acadêmicos voluntários do projeto, que são acompanhados pela coordenadora do Pensamento Nômade, professora doutora Fabiane Olegário.

Cada uma das ações mobiliza aproximadamente 30 crianças e adolescentes em oficinas envolvendo a arte, por meio de propostas que exigem a invenção e a criatividade das crianças e dos adolescentes. Os resultados visam a contribuir para o processo educativo das crianças e dos adolescentes no que tange ao desenvolvimento da capacidade crítica e à valorização dos saberes das crianças e dos adolescentes.

Divulgação/Univates

A professora Fabiane destaca que a maior contribuição à comunidade consiste na possibilidade de o projeto exercitar o senso crítico e estético, mas também de alimentar sonhos. “Cito um exemplo: estudar na Universidade é um sonho para muitos adolescentes, e à medida que estabelecemos vínculos, nos aproximamos mais desses sonhos”.

Fabiane explica que são oferecidas capacitações aos estudantes de cursos como Pedagogia, Design, Educação Física (licenciatura), Design de Moda e Letras. A partir dessas capacitações são realizadas as oficinas nas comunidades atendidas, ministradas por voluntários, dentre os quais os estudantes intercambistas da Univates.

Divulgação/Univates

Com base no constante diálogo com as professoras e os diretores das instituições, pode-se afirmar que o projeto Pensamento Nômade possibilita aprendizados e trocas de saberes produzidos na comunidade e pela Universidade de forma significativa. Acredita-se que, por meio da extensão, pode-se alimentar e concretizar sonhos individuais e coletivos.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pensamentonomade@univates.br.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods