Estudante conclui o Ensino Médio aos 57 anos e ingressa no curso de Psicologia aos 59

Postado as 14/03/2024 09:09:31

Por Lais Pontin Matos

Sonhos podem ser realizados a qualquer momento da vida. Quem prova isso é Nelsi Bruinsma, caloura do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Taquari - Univates. A história da estudante, que concluiu o Ensino Médio aos 57 anos e ingressou no Ensino Superior aos 59, mostra que a busca pelo conhecimento não tem limite de idade.

Nelsi conta que não chegou a concluir os estudos na adolescência porque precisava trabalhar. Em 2022, no entanto, já com 57 anos, foi incentivada pela filha Gabriela Bruinsma a reabrir os cadernos e voltar aos bancos escolares. “Ela disse que iria me inscrever no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para que eu pudesse terminar o Ensino Médio. Relutei perguntando o que faria na escola com a idade que tinha, junto de alunos muito mais jovens. A Gabriela respondeu que voltar a estudar seria ótimo para mim, que eu poderia obter novos conhecimentos e conhecer pessoas legais”, relembra.

A experiência de Nelsi em sala de aula foi tão positiva que, após concluir o Ensino Médio, ela decidiu ir além, iniciando uma jornada na Universidade.

Nelsi ingressou no curso de Psicologia aos 59 anos.

Tomei coragem para dar o próximo passo e tentar entrar na faculdade. Escolhi cursar Psicologia, pois sempre gostei de ajudar as pessoas. Também desejo adquirir um conhecimento maior e me libertar de medos e traumas que preciso enfrentar. Por todos esses motivos, aqui estou eu
Nelsi Bruinsma, caloura do curso de Psicologia da Univates.

Para aqueles que buscam motivação para alcançar seus objetivos, Nelsi deixa um recado. “Nunca desistam de começar algo novo. Muitas vezes as limitações não estão na nossa idade, mas sim nos nossos próprios pensamentos, no medo do que os outros vão pensar. Não devemos deixar esse medo nos dominar. A vida é apenas uma e nunca é tarde para irmos atrás dos nossos sonhos!”, finaliza a acadêmica, empolgada com a perspectiva de um futuro cheio de aprendizados e realizações na Univates.

Vale destacar que o curso de Psicologia é um dos mais procurados por adultos mais velhos no momento do ingresso no Ensino Superior na Univates.

Outras histórias

Curso de Psicologia é um dos mais procurados por adultos mais velhos no momento de ingresso no Ensino Superior na Univates.

Divulgação Univates/Elise Bozzetto

Logo ods