
Capes realiza Censo da Pós-Graduação stricto sensu
Por Redação Univates
|Postado em: 14/01/2026, 15:16:01
|Atualizado em: 14/01/2026, 15:18:24
O Censo da Pós-Graduação stricto sensu é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para coleta sistematizada de informações sobre os Programas de Pós-Graduação (PPGs) em funcionamento no país. Os dados obtidos na pesquisa subsidiam a formulação de políticas públicas, especialmente ações afirmativas e inclusivas, e fornecem indicadores que apoiam o planejamento e a gestão dos programas, contribuindo para o aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).
Na Universidade do Vale do Taquari - Univates são cinco programas em funcionamento: em Ensino (PPGEnsino), em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE), em Biotecnologia (PPGBiotec), em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e em Ciências Médicas (PPGCM).
Docentes, mestrandos e doutorandos, pesquisadores em estágio pós-doutoral que não atuam como docentes e coordenadores dos PPGs devem participar. O preenchimento é realizado de forma individual e obrigatória, por meio de formulário eletrônico disponível na Plataforma Sucupira. A participação ocorre até o dia 26 de fevereiro.
Os questionamentos que compõem o Censo foram definidos pela Comissão Permanente de Governança de Dados (CPGD) da Capes. A formulação considerou o contexto específico de atuação da Capes e as particularidades do SNPG, buscando refletir com precisão as dinâmicas, os perfis e as necessidades da comunidade acadêmica vinculada aos programas de pós-graduação stricto sensu.
Os resultados do Censo da Pós-Graduação 2025 serão divulgados em novembro. Outras informações sobre o processo podem ser obtidas no site da Capes.



