
Consumo de cafeína, memória de eventos climáticos e mais: Univates apresenta pesquisas publicadas em revistas científicas na última semana
Por Lucas George Wendt
|Postado em: 10/12/2025, 09:30:00
O trabalho científico de um pesquisador é contínuo, ou seja, suas descobertas, quando observadas na totalidade, permitem compreender o conjunto do seu trabalho. É desta forma que a ciência avança: aos poucos, com cada trabalho funcionando como a peça de um quebra-cabeça que completa um cenário de pesquisa. E que pode abrir margem para mais perguntas.
Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, diferentes equipes trabalham produzindo conhecimento científico. Entre pesquisadores e estudantes – bolsistas de iniciação científica, de mestrado e de doutorado –, são cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas buscando na ciência as respostas para a solução de problemas coletivos e de inquietações de pesquisa individual.
A produção acontece em diferentes instâncias Univates, com destaque para os Programas de Pós-Graduação: Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), Biotecnologia (PPGBiotec), Ensino (PPGEnsino), Ensino de Ciências Exatas (PPGECE), Ciências Médicas (PPGCM) e Tecnologia e Gestão Sustentáveis (PPGTECG).
Todos os dias as equipes de pesquisa da Univates divulgam seus achados em publicações periódicas científicas nacionais e internacionais. Semanalmente os artigos científicos mais recentes são destacados no site da Instituição.
Pesquisas publicadas recentemente
Título do texto: Consumo de cafeína e sintomas comportamentais: influência dos genes ADORA2A e DRD2 na desatenção
Autoria: Júlia Pasqualini Genro, Fabiane Dresch, Camile Wünsch, Thailan Teles Fraporti, Luciana Tovo-Rodrigues & Verônica Contini
Fonte: European Journal of Nutrition
Do que trata a pesquisa científica: Contexto: A cafeína atua no sistema nervoso central antagonizando os receptores de adenosina, promovendo o estado de alerta, uma vez que a adenosina regula o sono e a vigília. Ela também possui um efeito estimulante indireto, aumentando a neurotransmissão dopaminérgica, mediada pelos receptores A2A (ADORA2A) e D2 (DRD2), que estão localizados em regiões cerebrais ricas em dopamina. Objetivo: Este estudo investiga a associação entre polimorfismos nos genes ADORA2A e DRD2 e sintomas de ansiedade, desatenção, hiperatividade/impulsividade, bem como o consumo de cafeína em adultos saudáveis. Adicionalmente, avaliamos as correlações entre o consumo de cafeína e esses traços comportamentais. Métodos: As variantes ADORA2A (rs2298383 e rs3761422) e DRD2 (rs2283265 e rs1076560) foram analisadas em uma amostra de 315 brasileiros de ascendência europeia. O consumo de cafeína foi mensurado por meio de um questionário personalizado, enquanto os sintomas de ansiedade, desatenção e hiperatividade/impulsividade foram avaliados utilizando escalas padronizadas. Resultados: Foram encontradas associações significativas entre variantes do gene ADORA2A e sintomas de desatenção, juntamente com um efeito sinérgico entre os haplótipos de risco dos genes ADORA2A e DRD2 sobre esses sintomas. Contudo, não encontramos associação significativa entre variantes genéticas e o consumo de cafeína. A ingestão de cafeína apresentou correlação positiva com sintomas de ansiedade, desatenção e hiperatividade/impulsividade. Conclusão: Nosso estudo fornece evidências que corroboram a relação entre o consumo de cafeína e características comportamentais, incluindo ansiedade e sintomas de TDAH. Além disso, demonstra que os genes ADORA2A e DRD2 influenciam os sintomas de desatenção. Em conjunto, essas informações enfatizam a importância da integração de dados genéticos, nutricionais e comportamentais, e reforçam a necessidade de pesquisas futuras em nutrição personalizada para considerar as potenciais implicações para a saúde mental.
Título do texto: O currículo em espaços escolares e não-escolares: genealogia de uma pesquisa
Autoria: Angélica Vier Munhoz, Morgana Domênica Hattge, Suzana Feldens Schwertner, Mariane Inês Ohlweiler
Fonte: Periódico científico da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília
Do que trata a pesquisa científica: O presente ensaio busca traçar uma genealogia, no sentido atribuído por Foucault, do percurso realizado pelo Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM), desde sua criação, em 2013, até 2021. Não se trata de narrar uma trajetória linear, mas destacar e demorar-se em algumas linhas emaranhadas, em alguns pontos de disruptura, em meio aos quais, o referido grupo vem construindo suas investigações e estudos. Além disso, propõe-se uma discussão teórica, apresentando os processos de compreensão e de apropriação de alguns conceitos. Desse modo, perpassam-se os estudos já desenvolvidos pelo grupo, bem como procura-se dar visibilidade a alguns dados que têm sido produzidos nos seus oito anos de trabalho.
Título do texto: ESTÁGIO E INCLUSÃO: um olhar para o ensino de matemática no contexto inclusivo
Autoria: Joceane Santos Dornelles, Tania Micheline Miorando, Adriano Edo Neuenfeldt, Paulo Henrique Vieira de Macedo, Derli Juliano Neuenfeldt
Fonte: Anais da IV JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (JEPE) - DIVERSIDADE EM CENA: SABERES DOCENTES PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA
Do que trata a pesquisa científica: A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em sala de aula, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, durante as aulas de Estágio Supervisionado Obrigatório de Matemática foi o tema de um Trabalho de Conclusão de Curso, na Universidade Federal de Santa Maria, no curso de Licenciatura em Matemática. O objetivo do trabalho foi perceber como os professores em formação inicial de Matemática sentem-se ou não preparados para atuar em sala de aula, na perspectiva da inclusão em sala de aula. Como metodologia qualitativa, olhamos para as narrativas dos Relatórios de Estágio Supervisionado de Matemática III - Anos Finais do Ensino Fundamental, referente aos anos de 2022 e 2023, por serem pós-pandemia de Covid-19. Após critérios para delimitação do campo de estudo, foram analisados um total de 6 relatórios onde em 2, não identificamos menção sobre a presença de alunos com necessidades educacionais em sala de aula, o que é intrigante e dá abertura para questionamentos visto que, em 4, identificamos que sim. Como resultados, percebe-se que se faz necessário refletirmos que, ao adentrar no ambiente escolar, os professores em formação inicial se deparam com a diversidade que nela existe, e por isso, é importante olhar para a formação e se esses discentes se sentem ou não preparados para esta demanda.
Título do texto: a existência com resistência de docentes e suas identidades ao longo do itinerário profissional
Autoria: Lindomar Pereira de Souza, Derli Juliano Neuenfeldt
Fonte: Anais da IV JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (JEPE) - DIVERSIDADE EM CENA: SABERES DOCENTES PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA
Do que trata a pesquisa científica: O presente resumo tem a intenção de compartilhar um relato de experiência pensado a partir de um momento de formação continuada envolvendo professores de Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada no município de Goianésia do Pará/PA. O encontro objetivou discutir/refletir sobre as identidades docentes e suas transformações ao longo do itinerário profissional, reconhecendo a importância da mesma no contexto social e o quanto ela tem resistido às mudanças. Na oportunidade pode-se ministrar a palestra intitulada “Identidades Docentes: sua existência com resistência feita ao longo do itinerário profissional”, como uma ação da semana pedagógica do primeiro semestre realizada em janeiro do corrente ano. Toda a discussão foi mediada a partir de dois pontos bases: primeiro, discussão teórica a olhar para autores do campo temático Bauman (2005); Meyer (2000); Hall (2014); Silva (2014) e segundo relatos dos professores envolvendo questões relacionadas ao posicionamento profissional com destaque para as práticas pedagógicas e como essa postura marca as identidades docentes no interior da instituição educacional. É importante frisar, que a caminhada docente é marcada por lutas e manifestações por garantia de direitos que atravessam gerações e essa postura revela como é possível a mudança das identidades docentes. Esses profissionais da educação brasileira dão contornos diferentes ao modo de ensinar e ao mesmo tempo de aprender ao longo de todo o percurso profissional por cada um percorrido. A sua existência podemos dizer que é uma resistência da profissão diante de tantos desafios e que por mais dificultoso que seja cada entrave presente nesse trajeto profissional, o professor e a professora vão continuar desempenhando suas atribuições no espaço escolar, embora precisem ressignificar suas práticas na tentativa de atender as imposições dos sistemas educativos dos quais fazem parte, e por conta disso as identidades docentes recebem um novo contorno.
Título do texto: Lembrar para resistir: reflexões sobre o lugar da memória em eventos climáticos extremos
Autoria: Lucas George Wendt, Jeniffer Cuty, Letícia Turcato Heinzelmann
Fonte: Museologia & Interdisciplinaridade
Do que trata a pesquisa científica: Este artigo aborda as preocupações de pesquisadores de patrimônio cultural, direitos humanos e estudos de memória sobre os eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul, Brasil, em 2023 e 2024. Analisa as enchentes de setembro e novembro de 2023 e maio de 2024, explorando, a partir da literatura e de relações possíveis, os conceitos de memória, dever de memória, direitos humanos, antimonumentos e política de memória. O texto defende a rememoração das perdas humanas e materiais como um dever ético para prevenir futuros desastres e melhorar o planejamento urbano. As enchentes no Vale do Taquari causaram 54 mortes em 2023 e 178 mortes no Estado em 2024, com um total de 232 vidas perdidas e 38 desaparecidos. O foco é no impacto no Vale do Taquari, que registrou 98 óbitos e 25 desaparecidos, mas as conclusões podem ser aplicadas a outras áreas do Rio Grande do Sul.
Título do texto: O método do aprendizado sequencial e o desenvolvimento de crianças com TDAH
Autoria: Mônica Maria Siqueira Damasceno, Jane Marcia Mazzarino, Aida Figueiredo
Fonte: Psicologia em Estudo
Do que trata a pesquisa científica: O objetivo do artigo é investigar como o contato com a natureza afeta o desenvolvimento biopsicossocial de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O estudo é qualitativo, exploratório e descritivo, baseado em pesquisa bibliográfica e de campo, seguindo os princípios do Método de Aprendizado Sequencial, proposto por Joseph Cornell. A pesquisa de campo foi desenvolvida com um grupo de crianças que apresentaram laudo com TDAH, na faixa etária de 7 a 12 anos, que, no início da pesquisa, estavam matriculadas regularmente em escola pública municipal da cidade de Crato - CE. As atividades foram realizadas na Zona de Uso Público (ZUP) da Floresta Nacional do Araripe-Apodi (FLONA), no Parque Ecológico Riacho do Meio e no Sítio Pinheiros, na cidade de Barbalha. Como procedimentos técnicos, foram utilizados a observação, registros em guias e em diários de campo e a interpretação dos dados. Trata-se de um estudo de caso múltiplo, realizado por meio de intervenção socioambiental. O estudo evidenciou que, por meio do contato direto com a natureza, além de as crianças vivenciarem experiências genuínas, apresentaram a minimização de sintomas pontuais, no TDAH, no momento da intervenção como também um melhor desenvolvimento dos aspectos cognitivos (maior conhecimento e compreensão) e socioafetivos (habilidades de comunicação, convívio em equipe, valores e autopercepções).
Saiba mais sobre as publicações científicas
Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores – o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem.
As pesquisas científicas podem estar vinculadas a projetos de pesquisa, que seguem as diretrizes institucionais para produção do conhecimento científico, estando vinculadas aos Programas de Pós-Graduação – nesses espaços, em geral, ligadas ao trabalho dos pesquisadores docentes da Univates ou ao trabalho dos mestrandos e doutorandos –, ou também podem ser desenvolvidas nos cursos de graduação como requisito para obtenção dos títulos de bacharel, licenciado ou tecnólogo.


