Graduação

Curso de Arquitetura e Urbanismo realiza parceria com a APAE Lajeado

Por Lucas George Wendt

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Postado em: 22/12/2025, 11:30:00

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Atualizado em: 22/12/2025, 16:40:36

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Ao longo deste semestre, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo , SEMEIA EMAU, e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Lajeado realizaram uma parceria para desenvolver estudos para a nova sede da Instituição na cidade. A idealização de um espaço mais amplo e acessível é uma necessidade para a sede, que vem se adaptando continuamente para atender os usuários no local atual.  

A parceria foi possível em virtude da curricularização da extensão, que permite aproximar demandas reais ao fazer acadêmico na formação dos estudantes. Nesse sentido, alinhado às premissas do Aula+ da graduação da Univates, a temática foi tema do desafio de projeto dos estudantes no atelier de projeto chamado Vencer Complexidades, do oitavo semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates.

A curricularização da extensão integra as atividades extensionistas às disciplinas, promovendo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Na Univates, essa prática materializa o compromisso institucional com a sociedade, permitindo que os estudantes aprendam a partir de situações reais e desenvolvam competências técnicas, sociais e éticas.

No curso de Arquitetura e Urbanismo, a proposta ganhou força no atelier no qual os acadêmicos foram desafiados a propor soluções para uma nova sede da instituição, considerando inclusão, acessibilidade, proposição de um ginásio coberto e todo um programa funcional de alta complexidade considerando as demandas emergentes da comunidade.

A APAE esteve presente desde a organização do planejamento da disciplina, sendo que o primeiro momento de diálogo ocorreu em aula, seguido de um dia de visita à sede e depois de momentos de acompanhamento e participação na discussão sobre as propostas.

Segundo a professora Jamile Weizenmann, que ministrou a disciplina neste semestre, “para o exercício da aprendizagem é significativo ter um tema de projeto vinculado à uma demanda real. Neste caso, estar junto da APAE, vivenciar os espaços, ouvir as necessidades por parte de profissionais e pessoas que utilizam a APAE, permitiu aos estudantes ampliar o olhar de como a arquitetura pode impactar na vida das pessoas, para além de questões técnicas e funcionais, desenvolvendo um aprendizado mais intenso e transformador que é um diferencial para a formação dos nossos alunos”. 

Como ocorreram as ações

No dia 07 de agosto, os estudantes do componente curricular Atelier Vencer Complexidades, acompanhadas pela professora Jamile, realizaram uma visita técnica à APAE Lajeado. Por meio da curricularização da extensão, a visita possibilitou o contato direto com representantes da coordenação pedagógica, da coordenação de saúde e da diretoria da entidade, favorecendo a compreensão das demandas institucionais, das necessidades funcionais e das especificidades do público atendido, sendo fundamentais para a formulação de estratégias arquitetônicas que articulem aspectos técnicos e construtivos com a dimensão social e inclusiva do projeto.

A atividade marcou o início do processo projetual, que teve como desafio a concepção de uma nova sede para a instituição, em terreno próprio, considerando os princípios da arquitetura aplicada a estruturas especiais, inserção urbana, espaços abertos e soluções para grandes vãos. A atividade está diretamente vinculada à função social da Univates e aos compromissos estabelecidos pela Agenda 2030 e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente no que se refere à promoção da inclusão, acessibilidade e redução das desigualdades. 

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Envolvendo a comunidade no processo de diagnóstico e concepção do projeto, reforça-se a responsabilidade da arquitetura como prática transformadora e comprometida com demandas locais e globais. A vivência fortalece o protagonismo no processo criativo e a sensibilidade social dos futuros arquitetos e urbanistas, aproximando-os da realidade concreta da sociedade e preparando-os para atuar de forma crítica, ética e comprometida com o desenvolvimento humano e territorial.

No dia 20 de agosto, a turma do componente curricular realizou a segunda ação de extensão junto à comunidade da APAE Lajeado. A atividade consistiu em uma roda de conversa e oficina participativa, voltada à compreensão das necessidades da instituição. Durante o encontro, estiveram presentes voluntários da diretoria, que destacaram tanto o papel da APAE como espaço de acolhimento e inclusão que atende 12 municípios da região, quanto aspectos fundamentais relacionados à funcionalidade arquitetônica dos ambientes frente às diferentes faixas etárias que frequentam a sede, entre crianças, jovens e adultos. A visita propôs um local de escuta para os estudantes, contribuindo para sua formação cidadã e integral dos estudantes quanto para a transformação social da comunidade envolvida. 

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No dia 29 de setembro ocorreu o painel de apresentação intermediária das propostas à APAE, que pode emitir considerações, sugestões e também elucidar pontos positivos e inovadores de cada proposta das alunas.

Potencializando a interdisciplinaridade

Já no dia 04 de setembro, ocorreu uma aula integrada com o curso de Nutrição para que os estudantes pudessem compreender sobre questões técnicas e funcionais de cozinhas e ambientes de alimentação específicos para esse tema. A aula foi em conjunto com a turma do componente curricular Gestão em Alimentação Coletiva ministrado pelas professoras Patricia Fassina Cé e Jamile Wayne Ferreira.

Para as professoras a atividade desenvolvida nos dois cursos de graduação mostrou-se muito positiva, com boa articulação entre conteúdos, objetivos e práticas propostas. Observou-se engajamento dos estudantes, participação ativa e adequada compreensão dos temas trabalhados.

Por fim, a apresentação final ocorreu no dia 10 de dezembro, quando as alunas puderam demonstrar criatividade, pensamento e resoluções de problemas de projeto, concretizadas em estudos acadêmicos de alta complexidade.

O relato da APAE sobre a experiência 

A diretora administrativa da APAE, Ana Paula Rech, diz que “a experiência e contato com as alunas da graduação de arquitetura da Univates foi incrível, pois conseguiram, cada uma de maneira singular, absorver as necessidades físicas de uma nova APAE. Surgiram propostas criativas, esteticamente lindas e modernas, com muita iluminação e grandes espaços de circulação. Temos certeza que o projeto final da APAE vai contemplar um pouquinho das ideias de cada uma das alunas. Desejo imensamente que todas se sintam co-responsáveis por está linda APAE que está nas metas de todos os apaeanos”.

Para a Vice-presidente da APAE de Lajeado, Ana Cecília Togni, “ter participado dessa parceria foi muito interessante e produtivo, pois houve troca de experiências e conhecimentos. Como pude participar desde a primeira visita das alunas na APAE e acompanhar a evolução de cada projeto, onde cada uma das alunas se esmerou em apresentar o melhor no seu entendimento para proporcionar: comodidade, segurança e tranquilidade aos usuários da entidade e suas famílias. Sem dúvida alguma, os objetivos propostos foram alcançados”, informa ela. 

Na visão dos estudantes 

Para a estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo Rafaela Polese, “a experiência foi extremamente válida. Acredito que o desafio maior foi abrir nossas mentes para pensar não somente no projeto em si, mas também nas pessoas que frequentam a APAE e em cada uma das suas necessidades. Viver essa experiência e ter contato direto com essa realidade foi inspirador e gratificante. Foi um projeto realizado com os nossos corações, entramos nele cheias de expectativas e com certeza saímos dele com o sentimento de dever cumprido, e saber que nossas ideias futuramente poderão fazer parte do real projeto da APAE, que é um lugar tão importante para a nossa sociedade, nos orgulha cada vez mais da profissão que escolhemos seguir”.

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Saiba mais:

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) foi fundada em 1954, no Rio de Janeiro, e consolidou-se como uma das maiores redes de organizações sociais do Brasil voltadas à defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Seu objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, especialmente aquelas com deficiência intelectual e múltipla, assegurando o acesso à educação, à saúde, à assistência social e à inclusão comunitária. Ao longo de sua trajetória, a Apae destacou-se pelo pioneirismo e pela capilaridade de sua atuação.
Atualmente, a rede está presente em mais de 2.200 municípios brasileiros, configurando-se como um movimento de alcance nacional, capaz de articular diferentes frentes de cuidado, promoção de direitos e políticas públicas. Entre as principais contribuições da entidade destacam-se a incorporação do Teste do Pezinho na rede pública de saúde e a promoção da prática esportiva e a valorização das linguagens artísticas como instrumentos pedagógicos inclusivos.

Soma-se a isso a difusão da estimulação precoce como estratégia essencial para o desenvolvimento integral de crianças com deficiência, assegurando melhores condições de aprendizagem e de autonomia futura. A atuação da Apae evidencia a importância das organizações da sociedade civil na construção de políticas de inclusão e no fortalecimento da cidadania, sendo atores de um movimento social e político.  

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